Você sabe o que é a especialidade médica de Dermatologia ou quais são as funções do médico dermatologista? Se ainda não sabe ou se quer descobrir mais detalhes dessa profissão, confira este artigo do Estratégia MED!
Navegue pelo conteúdo
O que é Dermatologia
Como uma das áreas específicas da medicina, a dermatologia é a especialidade que cuida de patologias que acometem a pele, os pelos, as mucosas, o cabelo e as unhas das pessoas. A especialidade agrupa toda a parte clínica, cirúrgica e também a cosmiátrica da profissão.
O que faz um Dermatologista?
Existem mais de 3 mil doenças dermatológicas que afetam adultos, idosos e crianças. Em geral, o dermatologista tem a função de prevenir, realizar o diagnóstico e tratar essas possíveis doenças que seus pacientes venham a ter.
Contudo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) separa a profissão em cinco áreas de atuação possíveis. Confira abaixo a função de cada uma delas:
Dermatologia Clínica e Preventiva
Essa área é responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças e problemas que acometem a pele e seus relacionados. Os profissionais devem ajudar você a manter sua pele, cabelo e unhas saudáveis.
Onicologia
Subespecialidade da dermatologia focada no diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que afetam a unidade ungueal. A patologia mais comum dessa área é a unha encravada, porém há outras doenças que acometem os pacientes e podem se tornar casos mais graves, como o tumor ungueal.
Dermatologia Cosmiátrica
Essa área é responsável por tratar da estética do paciente. O profissional deve realizar procedimentos e tratamentos que melhorem a aparência da pessoa, de acordo com a opinião do próprio paciente.
O médico especializado em Dermatologia Cosmiátrica é aquele que tem propriedade para prescrever remédios contra rugas, manchas e envelhecimento da pele aos pacientes.
Dermatologia Cirúrgica
O profissional ligado a essa área trabalha com o diagnóstico e tratamento de questões clínicas e estéticas relacionadas à pele, cabelos e unhas, podendo até mesmo participar das outras áreas da dermatologia, como a cosmiátrica e oncológica.
Essa subespecialidade agrupa todos os procedimentos realizados na pele e no tecido subcutâneo. Alguns dos processos cirúrgicos são mais simples e são pouco invasivos, na maioria das vezes é utilizada apenas a anestesia local e a recuperação é rápida.
Dermatologia Oncológica
A Dermatologia Oncológica é a área responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de pele, tipo que mais acomete brasileiros. É função do profissional acompanhar e examinar frequentemente o corpo dos pacientes, de modo a identificar lesões suspeitas, assim como dar suporte e, se necessário, realizar cirurgias.
Quando o dermatologista deve atuar?
Logo abaixo, o Estratégia MED separou algumas das alterações no corpo humano que os dermatologistas têm como função tratar:
- Cravos, espinhas e acne em geral;
- Manchas vermelhas, coceira e descamação da pele;
- Unhas fracas, manchadas ou com alterações de cor e formato;
- Queixas estéticas como estrias, celulite, e flacidez rugas;
- Queda de cabelo;
- Excesso de pelos em homens e mulheres;
- Descamação e coceira no couro cabeludo;
- Pele muito sensível, ressecada e com excesso de oleosidade;
- Queimadura solar de grande extensão;
- Sudorese excessiva;
- Suor com odor desagradável;
- Cistos, lipomas e outros tipos de nódulos;
- Queloides;
- Lesões e feridas com pus;
- Pintas e manchas suspeitas de malignidade; e
- Feridas que sangram facilmente e não cicatrizam.
Onde o dermatologista pode atuar?
O Estratégia MED separou aqui alguns dos locais onde os dermatologistas podem exercer sua profissão. Confira:
- Seu próprio consultório de atendimento;
- Clínicas de terceiros;
- Postos de saúde e hospitais públicos; e
- Seguir carreira militar.
Quanto ganha um Dermatologista?
Atenção! Lembre-se que os salários variam muito de acordo com o local em que o médico exerce suas atividades, qual é a necessidade que a região tem por esse tipo de profissional, quanto tempo ele irá trabalhar, entre diversos outros fatores que interferem na decisão salarial.
Sendo assim, considera-se o valor de R$ 3.855,33 como média salarial de um médico especializado em Dermatologia.
Especialistas no Brasil
De acordo com a Demografia Médica 2020 feita pela USP, no Brasil, existem atualmente 9.685 médicos especializados em dermatologia.
Desses 9 mil profissionais, 22,3% são do sexo masculino e 77,7% são do sexo feminino, com idade média de 48,5 anos.
O Estratégia MED separou abaixo a distribuição desses profissionais entre as regiões do Brasil. Confira:
Regiões | Distribuição |
---|---|
Norte | 3,6% |
Nordeste | 13,8% |
Sudeste | 58,0% |
Sul | 16,6% |
Centro-Oeste | 8,0% |
Residência Médica em Dermatologia
A Dermatologia entra nas especialidades de Acesso Direto, ou seja, aquelas que não requerem nenhum outro tipo de formação, além da graduação em medicina.
A Residência tem duração total de 3 anos, um ano voltado para a formação básica em clínica médica e os outros dois direcionados à especialização.
O estudo por questões
O processo seletivo para Residência Médica exige muito estudo, esforço e tempo dos candidatos, por isso é muito importante que o aluno saiba o método certo pelo qual estudar, como, por exemplo, o estudo por meio das resoluções de questões!
Pensando nisso, o Estratégia MED criou duas plataformas de estudo essenciais para a sua aprovação. São elas: o Banco de Questões do Estratégia MED e o Curso Extensivo para R1 e Revalida! Com elas, você terá acesso a milhares de questões e aulas exclusivas dos nossos professores!
Não perca essa oportunidade, venha estudar com o Estratégia MED!
Gostou dessas informações? Então fique atento ao Blog do Estratégia MED, porque aqui você encontrará definições, detalhes e curiosidades sobre as diversas especialidades. Venha aprimorar ainda mais o seu conhecimento com o Estratégia MED!
Veja também:
- Residência Médica: definição, especialidades, e muito mais;
- 10 residências Médicas com mais vagas por especialidade;
- 10 especialidades médicas menos concorridas;
- Resumo de carcinoma basocelular: manifestações clínicas, diagnóstico, tratamento e mais;
- ResuMED de intoxicação exógena;
- Câncer de Pele: o que é, tipos e muito mais!