As 10 provas de residência médica mais concorridas em 2023
Hospital Sírio-Libanês, um dos mais concorridos para Residência Médica. Créditos: Sírio-Libanês/Site Oficial

As 10 provas de residência médica mais concorridas em 2023

Confira agora mesmo quais foram as 10 instituições e provas de Residência Médica mais concorridas na edição 2022/2023

Já se prepararando para os próximos seletivos, futuro residente? Saiba que, atualmente, o Brasil possui mais de 69 mil vagas de residência médica autorizadas, porém, em alguns processos seletivos a concorrência entre os candidatos para cada vaga ofertada assusta. Se você tem curiosidade em saber quais são as instituições com as provas de residência médica mais disputadas, não saia deste artigo!

O Estratégia MED trouxe para você a seleção dos principais seletivos que podem deixar os candidatos tensos! Então, se você quer correr destas provas ou aceitar o desafio, continue no texto e saiba quais foram as 10 instituições e provas de residência médica mais concorridas no último ano.

As 10+ concorridas

Abaixo, você vai conferir a lista das 10 instituições ou provas de residência médica com as maiores relações candidato/vaga gerais do Brasil, ou seja, os processos seletivos em que mais candidatos disputaram por cada vaga ofertada, seja de acesso direto, pré-requisito ou qualquer outro tipo de programa. Desta forma, a porcentagem de candidatos reprovados ao final do seletivo se torna maior nestes casos.

Usando os dados dos processos de 2022/2023, a seleção abrange as concorrências oficiais divulgadas pelas bancas e seleções no último ano, bem como as relações exclusivas elaboradas pelo Estratégia MED, sempre se baseando nos documentos oficiais das instituições.

Essa relação é elaborada a partir do número total de inscritos que uma dada prova recebedividido pelo número total de vagas ofertadas pela instituição. Assim, descobre-se a relação candidato/vaga: quantos candidatos estão disputando por cada vaga no processo.

1. HOS/BOS

Conhecido como HOS, o Hospital Oftalmológico de Sorocaba, fundado em 1995 pelo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) teve o processo seletivo mais concorrido do último ano. A instituição atua nas áreas de oftalmologia, prevenção de doenças visuais e pesquisa científica. Mais de 60% de seus atendimentos são voltados para o Sistema Único de Saúde.

Para 2023, o hospital contou com 11 vagas ofertadas e 497 candidatos interessados, acarretando em uma concorrência geral de 45,18 candidatos para cada vaga. Ou seja, ao fim do processo seletivo, apenas 2,21% dos candidatos inscritos lograram aprovação.

O processo seletivo para ingresso no HOS/BOS foi dividido em duas etapas: prova objetiva, composta por 100 questões de múltipla escolha, e análise curricular juntamente a uma entrevista.

Para saber tudo sobre o Processo Seletivo: Residência Médica HOS-BOS 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

2. Hospital Sírio-Libanês

A segunda instituição mais concorrida para residência em 2023 foi o Hospital Sírio-Libanês, com 40,28 candidatos por vaga. Ao todo, 2.860 pessoas se inscreveram para participar do processo seletivo do hospital, que ofertou, ao todo, 71 vagas entre as especialidades de acesso direto, pré-requisito e anos adicionais. Apenas 2,48% dos inscritos conseguiram ser aprovados.

O hospital foi fundado em 1921 por imigrantes da comunidade sírio-libanesa no Brasil e hoje é uma instituição público-privada que oferece serviços à saúde, considerada um centro de referência internacional na área.

Em 2023, o processo seletivo para entrada no Hospital Sírio-Libanês contou com duas fases: a prova objetiva e análise curricular. A prova de Acesso Direto, por exemplo, contou com 100 questões de múltipla escolha, divididas entre os assuntos das cinco grandes áreas de medicina.

Confira mais sobre o Sírio-Libanês e sua prova: Hospital Sírio-Libanês 2023: edital para residência médica, vagas e mais!

3. HIAE

Em terceiro lugar está o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), grande nome no estado de São Paulo e no país. Criada em 1955, a Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, além de ser um centro de educação em saúde, também abriga um dos hospitais mais conceituados da América Latina, o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). O hospital, por sua vez, foi fundado apenas em 1971 e, desde então, oferece um centro médico-hospitalar de alta complexidade.

No último ano, o processo seletivo alcançou uma relação geral de 24,57 candidatos por vaga. Ao todo, a instituição ofertou 99 vagas e obteve 2.433 candidatos inscritos. Ou seja, apenas 4,07% conseguiram ser aprovados no processo.

Com a Fundação Carlos Chagas (FCC) responsável pelo processo seletivo, os candidatos foram avaliados por meio de duas fases. A primeira, composta por uma prova objetiva com 75 questões e a segunda, com avaliação prática e entrevista.

Para saber tudo sobre o Processo Seletivo: Residência Médica Hospital Israelita Albert Einstein 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

4. IAMSPE

Com uma concorrência geral de 23,37 candidatos por vaga, a quarta instituição mais concorrida no último ano foi o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE). No total, 5.236 candidatos concorreram a 224 vagas ofertadas: apenas 4,28% dos que tentaram conseguiram uma vaga.

O IAMSPE atende 1,3 milhões de pessoas no Estado de São Paulo. O sistema inclui hospitais de qualidade, como o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), localizado na cidade de São Paulo e referência em tratamentos de casos de alta complexidade. Além disso, usuários têm acesso a clínicas, consultórios médicos, 17 postos de atendimento próprios e laboratórios de análises clínicas e de imagem.

O processo seletivo para ingresso na instituição foi composto por uma prova objetiva, além de prova prática, análise curricular e entrevista, a depender da especialidade desejada.

Confira mais: Residência Médica IAMSPE 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

5. SES-RJ

Com uma concorrência geral de 20,03 candidatos por vaga, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) ocupa a 5ª colocação entre provas mais concorridas. O seletivo engloba diversos hospitais estaduais e federais de todo o estado do Rio. No último ano, a secretaria ofereceu 114 vagas e logrou 2.284 inscritos e, assim, somente 4,99% dos candidatos foram aprovados.

Para ingressar nas instituições aderentes, o seletivo da SES-RJ, oferecido pela UFRJ, envolveu apenas uma fase: Prova Objetiva. No exame, os candidatos de acesso direto, por exemplo, precisaram responder a 100 questões objetivas de múltipla escolha no período de 3h30.

Para saber tudo sobre a seleção responsável pelas vagas da SES-RJ, acesse: Residência Médica UFRJ 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

6. UNICAMP

Parar ingressar na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a sexta mais concorrida, os interessados precisaram superar 17,75 candidatos para cada vaga ofertada. Ao todo, a Unicamp ofereceu 304 vagas no total e 5.397 candidatos se inscreveram. Apenas 5,63% dos interessados conseguiram uma vaga na instituição.

O processo seletivo foi composto por duas etapas para Acesso Direto, por exemplo. A primeira era formada por uma prova objetivacontendo 80 questões de múltipla escolha com peso 35 e pontuação máxima de 10, além de uma prova dissertativa, realizada no mesmo dia, que teve peso 55, contendo 60 questões de respostas curtas acerca das cinco áreas básicas. A 2ª fase foi composta pela análise do curriculum vitae.

Confira tudo sobre o processo seletivo: Residência Médica Unicamp 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

7. SES-MT

Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso (SES-MT) ocupa a 7ª posição entre as mais concorridas, já que logrou a concorrência de 17 candidatos por vaga no último ano. A secretaria ofereceu 7 vagas no último ano, que foram disputada por 119 candidatos. Assim, apenas 5,88% conseguiram ingressar nos programas de interesse.

As vagas de Residência Médica ofertadas pela SES-MT são distribuídas entre o Hospital Estadual Lousite Ferreira da Silva em Várzea Grande-MT, Centro Integrado de Atenção Psicossocial Adauto Botelho em Cuiabá e o Hospital Regional de Cáceres Doutor Antônio Carlos Souto Fontes.

Para ser aprovado na SES-MT, o seletivo conta com duas fases, sendo que a primeira é composta de uma prova teórica, de caráter eliminatório e classificatório, e a segunda é a análise curricular, considerada classificatória. 

Para saber tudo sobre o processo seletivo: Residência Medica SES-MT 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

8. PSU-MG

A prova do Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais (PSU-MG) é o oitavo mais concorrido da lista, com uma concorrência de 16,95 candidatos por cada vaga ofertada, de acesso direto ou não. Ao todo, o processo seletivo recebeu 22.451 inscrições, sendo que 1.324 vagas foram ofertadas. Apenas 5,90% de todas as inscrições resultaram em aprovação.

Promovido pela AREMG, a Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais, o PSU-MG é o maior processo seletivo de residência médica do estado, com cerca de 80 instituições participantes, incluindo diversas universidades federais e centros de referência.

O seletivo do PSU-MG envolve duas fases: Prova Objetiva, com peso 9,0 (90 pontos) e Análise Curricular, com peso 1,0 (10 pontos). Na 1ª fase, os interessados nas especialidades de acesso direto, por exemplo, precisaram responder 75 questões de múltipla escolha.

Para saber tudo sobre a seleção, acesse: Residência Médica PSU-MG 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

9. FELUMA

Em 9º lugar, há a prova da Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA), que unificou recentemente o seletivo para entrada nos programas de residência médica de sua responsabilidade. No último ano, o processo seletivo teve uma concorrência de 15,82 candidatos por vaga. Ou seja, foram 1.772 inscrições para 112 vagas ofertadas: 6,32% conseguiu ser aprovado.

Participam da seleção o Biocor Instituto, a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis, o Hospital Felício Rocho, o Hospital Regional São Sebastião e o Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais.

Composto por duas etapas, o processo seletivo da FELUMA contou com uma prova objetiva e análise curricular, sendo a prova composta por 75 questões de múltipla escolha.

Quer saber mais sobre como foi o processo seletivo da FELUMA? Veja: Residência Médica FELUMA 2023: tudo sobre o processo seletivo!

10. UFPB

Com uma concorrência de 14,79 candidatos por vaga, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ocupa a 10ª colocação na relação de instituições e provas mais concorridas para Residência Médica. A instituição ofereceu 62 vagas 917 candidatos se inscreveram. Assim, somente 6,76% dos candidatos foram aprovados.

A UFPB é uma instituição de ensino superior pública federal brasileira, com sede localizada em João Pessoa. A instituição é reconhecida pela sua grande excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Para ingressar na UFPB, o seletivo envolveu fase única: com aplicação de uma prova objetiva e análise curricular. A Prova Objetiva, para os Programas de Acesso Direto, abordou conhecimentos gerais em medicina, com um total de 50 questões de múltipla escolha. Já a Análise Curricular foi determinada pelo Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA), em que apenas se calcula a média das notas obtidas nas disciplinas cursadas durante a graduação pelo candidato.

Para saber tudo sobre a seleção, acesse: Residência Médica UFPB 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

As 10 provas mais concorridas em números

Agora que você já conhece as 10 provas de residência médica mais concorridas em 2023, confira a tabela completa com o número de inscritos, vagas e candidatos por vaga entre cada uma delas!

Lembrando que os dados são de 2022, para os processos cujo ingresso dos aprovados se deu em 2023.

Prova/InstituiçãoVagas totais (AD+PR+AA+AO)Inscrições totaisConcorrência geral
HOS/BOS1149745,18
Sírio-Libanês712.86040,28
HIAE992.43324,57
IAMSPE2245.23623,37
SES-RJ1142.28420,03
UNICAMP3045.39717,75
SES-MT711917
PSU-MG1.32422.45116,95
FELUMA1121.77215,82
UFPB6291714,79

Como conseguir uma vaga de Residência Médica em 2024?

Ao olhar os números, pode parecer impossível ingressar nestas renomadas e concorridas instituições. Porém, aqui no Estratégia MED, a sua aprovação é nosso compromisso! Ao aliar o conteúdo direcionado à resolução de questões, ou seja, com a Engenharia Reversa, diversos alunos corujas conseguiram as suas mais que merecidas aprovações dentre as insituições mais concorridas do Brasil.

Nosso time de aprovados conseguiu encontrar, no vasto catálogo do Estratégia MED, o método perfeito para guiar essa fase de estudos e garantir a aprovação na instituição dos sonhos, sempre combinado ao melhor conteúdo, com a possibilidade de conciliar os estudos com a rotina. Confira alguns de nossos destaques, como eles se prepararam e as suas dicas para quem pretende prestar os próximos exames:


Gustavo Augusto Mota Fitz
Aprovado em Oftalmologia no Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS/BOS)

Utilizou: Curso Extensivo, Banco de Questões, Cast e Curso Prova Prática

Considero o EMED um curso de excelência por dois grandes motivos. Primeiro que a plataforma traz um material atualizado e completo: e isso garante fonte única de estudos, fundamental para não perder o foco. Segundo que o Banco de Questões tem manejo fácil e comentários em todas as alternativas o que permite fixar, revisar e até estudar novos temas apenas com essa ferramenta.

Especificamente sobre Oftalmologia, é sempre um desafio ser aprovado no BOS (Banco de Olhos de Sorocaba) e o EMED me ajudou tornar isso possível.



Carolina Aguiar Sant’anna Siqueri
1º Lugar em Medicina de Família e Comunidade no Hospital Israelita Albert Einstein

Utilizou: Curso Extensivo, Banco de Questões EMED e Cast

Fiz o Curso Extensivo do Estratégia MED e foi muito importante para auxiliar na organização de conteúdos e manejo de tempo, além da qualidade das aulas, o banco de questões foi muito útil!


Marcus Vinícius de Oliveira
1º Lugar em Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Sírio-Libanês

Utilizou: Curso Extensivo, Banco de Questões EMED, Cast e Sprints

Agradeço ao Estratégia MED por ter contribuído de forma importante e decisiva em mais uma aprovação! A sua equipe, que é extremamente competente e aplicada, me ajudou a obter esse grande resultado. Vem ser coruja você também!


Amauri Nunes de Oliveira Junior
1º Lugar em Neurocirurgia no IAMSPE

Utilizou: Curso Extensivo, Curso Prova Prática, Banco de Questões EMED, Sprints e Cast

Minha preparação foi toda baseada no Curso Extensivo do EMED e no Banco de Questões. Acredito que o mais importante é conhecer a prova da sua instituição desejada, saber como o conteúdo é cobrado pela banca e focar nos detalhes específicos que cada prova solicita. A rotina diária com resolução de questões é a melhor maneira para esse objetivo.

Com o Estratégia MED você pode escolher a melhor maneira de estudar e tornar sua rotina mais leve. Seja por meio de revisões, livros digitais, resumos, aulas em vídeo ou a partir da resolução de questões presentes em nosso Banco de Questões, que em maio de 2023 contava com quase 190 mil questões cadastradas. Se você deseja fazer parte do time de aprovados 2024, vem ser coruja!

Você pode gostar também