As 10 residências mais concorridas em Infectologia
Créditos: Unsplash

As 10 residências mais concorridas em Infectologia

Confira agora mesmo quais foram os 10 programas de Infectologia mais concorridos em 2023 nas provas de Residência Médica

A especialidade de Infectologia abarca 4.736 profissionais no Brasil, o que representa 1% dos especialistas do país de acordo com a última edição da Demografia Médica. Já na residência, atualmente 705 vagas estão autorizadas pelo Ministério da Educação. Se você quer agregar à área e ingressar na residência de Infectologia em 2025, confira quais foram os programas de residência médica mais buscados nessa especialidade!

Continue no texto e saiba quais foram as 10 residências mais concorridas de Infectologia no último ano.

Residência em Infectologia

A Infectologia é a especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar de patologias infecciosas e parasitárias, ou seja, aquelas causadas por vírus, bactérias, fungos, entre outros microorganismos.

O programa de Residência Médica em Infectologia entra nas especialidades de Acesso Direto, ou seja, o candidato não precisa ter realizado nenhuma outra residência. A especialização tem duração de três anos.

Saiba mais sobre a profissão: Residência Médica em Infectologia: rotina, salário e mais!

As 10+ concorridas em Infectologia

Abaixo, você vai conferir a lista das 10 provas/programas de residência médica em que a especialidade de Infectologia ficou com as maiores relações candidato/vaga do Brasil, ou seja, onde a residência de Infectologia foi mais concorrida.

Usando os dados dos processos de 2023/2024, a seleção abrange as concorrências oficiais divulgadas pelas bancas e seleções no último ano, bem como as relações exclusivas elaboradas pelo Estratégia MED, sempre se baseando nos documentos oficiais das instituições. Essa relação é elaborada a partir do número de inscritos que um dado programa recebe, dividido pelo número de vagas ofertadas pela instituição. Assim, descobre-se a relação candidato/vaga: quantos candidatos estão disputando por cada vaga no processo.

1. SURCE – UFC – HUWC

Em primeiro lugar está o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará, que faz parte da Seleção Unificada para Residência Médica no Estado do Ceará (SURCE). A especialidade Infectologia na instituição obteve uma relação candidato/vaga de 18 para a especialidade na seleção para ingresso em 2024. Ao todo, foram contabilizados 18 inscritos para apenas 1 vaga ofertada.

O processo seletivo para Residência Médica da SURCE 2024 contou com uma prova objetiva e uma análise curricular. A primeira etapa, exame objetivo, consistia em um teste com 100 questões de múltipla escolha.

Entenda melhor sobre a seleção: Residência Médica SURCE: tudo sobre o processo seletivo! 

2. PSU-GO – Hospital Estadual de Doenças Tropicais – Dr. Anuar Auad (HDT)

Para a terceira edição do processo seletivo unificado de Goiás (PSU-GO), o Hospital Estadual de Doenças Tropicais – Dr. Anuar Auad (HDT) ofertou 3 vagas para 2024, que teve 52 candidatos inscritos. A instituição conquistou o 2º lugar no ranking de programas em Infectologia mais concorridos com uma relação candidato/vaga de 17,33.

O PSU-GO é composto de duas fases: prova objetiva com peso de 90% na nota final, e análise curricular. Os candidatos inscritos em Infectologia tiveram de responder 100 questões de múltipla escolha na 1ª fase da seleção.

Confira tudo sobre o processo seletivo de Residência Médica PSU-GO: edital, cronograma, vagas e mais

3. IAMSPE

Com uma concorrência de 14,5 candidatos por vaga, o terceiro programa de Infectologia mais concorrido do último ano foi o do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE). No total, 58 candidatos concorreram a 4 vagas ofertadas para a área.

O processo seletivo para ingresso no programa foi composto por uma única etapa, prova objetiva. A nota de corte para Infectologia foi de 6,62 pontos. Entretanto, devido a supostas irregularidades na aplicação das provas, uma nova prova será aplicada em data a ser divulgada.

Confira mais sobre o processo seletivo: Residência Médica IAMSPE: inscrições, edital, vagas e mais!

4. PSU-MG – Hospital Felício Rocho

Em quarto lugar no ranking está o processo seletivo unificado de Minas Gerais (PSU-MG) com o Hospital Felício Rocho que ofereceu apenas 1 vaga na especialidade para 2024. A instituição teve uma relação de 14 candidatos por vaga. Ao todo, 14 candidatos se inscreveram.

O PSU-MG é composto por duas etapas: prova objetiva com peso 9 na nota final e a análise curricular com peso 1. Para classificação na 1ª fase, os candidatos precisaram responder 100 questões baseadas e divididas igualmente entre as cinco grandes áreas médicas: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social.

Saiba mais sobre a Residência Médica PSU-MG

5. UNICAMP

Para ingressar em Infectologia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os interessados precisaram superar 13,7 candidatos para cada vaga ofertada. Ao todo, a Unicamp ofereceu 3 vagas para a especialidade e 41 candidatos se inscreveram.

O processo seletivo foi composto por duas etapas. A primeira era formada por duas provas teórico dissertativas, ambas contendo 60 questões de múltipla escolha com peso 45. A 2ª fase foi composta pela análise do curriculum vitae, com peso 10.

Confira tudo sobre o processo seletivo: Residência Médica Unicamp: inscrições, edital, vagas e mais!

6. USP-SP

Com uma concorrência de 12,86 candidatos por vaga, a Universidade de São Paulo (USP-SP) ocupa a 6ª colocação na relação de programas mais concorridos para Infectologia. A instituição ofereceu 7 vagas para a especialidade e 90 candidatos se inscreveram.

Para ingressar em Infectologia, o seletivo da USP-SP envolveu duas fases: prova objetiva, com peso 9 e análise curricular, com peso 1. Na 1ª fase, os candidatos precisaram responder a 100 questões objetivas de múltipla escolha, além de realizar uma segunda prova, com 20 questões objetivas baseadas em 10 casos clínicos.

Para saber tudo sobre a seleção, acesse: Residência Médica USP-SP: vagas, concorrência e mais!

7. SCMSP

Em sétimo lugar está a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (SCMSP), com uma concorrência de 11,5 candidatos por vaga para a especialidade de Infectologia. A instituição ofecereu 2 vagas, que foram disputadas por 23 candidatos inscritos.

O processo seletivo da SCMSP consistiu em duas etapas, a primeira foi uma prova objetiva com 100 questões para acesso direto e 50 para outras especialidades, e a segunda foi de análise curricular.

Saiba mais sobre a Residência Médica SCMSP: edital, cronograma, vagas e mais!

8. PSU-GO – Hospital das Clínicas da UFG

Novamente no ranking, o processo seletivo unificado de Goiás (PSU-GO), desta vez com o Hospital das Clínicas da UFG, que ofertou 2 vagas para 2024 e teve 31 candidatos inscritos. A instituição conquistou o 8º lugar no ranking de programas em Infectologia mais concorridos com uma relação candidato/vaga de 11,5.

9. UNIFESP

Na nona colocação está a prova da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que obteve uma relação candidato/vaga de 11 para a especialidade de Infectologia na seleção para ingresso em 2024. Ao todo, foram contabilizados 57 inscritos para 5 vagas ofertadas.

O processo seletivo para Residência Médica da UNIFESP 2024 contou com uma prova teórica, prova prática e análise curricular. A primeira etapa, exame teórico, consistia em um teste com 100 questões de múltipla escolha.

Confira mais informações sobre o seletivo de Residência Médica UNIFESP: tudo sobre o processo seletivo!

10. AMRIGS – Hospital Nereu Ramos – HNR – SES/SC

Com uma concorrência de 10,5 candidatos por vaga, o Hospital Nereu Ramos (HNR), em Florianópolis (SC), ocupa a décima colocação do programa de Infectologia mais concorrido. A instituição ofereceu 2 vagas e logrou 21 inscritos para a especialidade.

A seleção para ingresso no programa foi a da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), composta por 100 questões de múltipla escolha, no modelo ABCD. Apenas a 1ª etapa, prova objetiva, é realizada sob responsabilidade da AMRIGS.

Saiba mais sobre a seleção: Residência Médica AMRIGS: inscrições, edital, vagas e mais!

Quer ser um dos próximos aprovados em Infectologia dessas excelentes instituições? Não fique para trás! Com o Estratégia MED você pode escolher a melhor maneira de estudar e garantir a sua vaga na residência médica em 2024. Você tem a chance de se preparar por meio da resolução de questões presentes em nosso Banco de Questões, que em maio de 2023 contava com quase 190 mil questões cadastradas. Vem ser coruja!

Colaboração de Ana Carolina Damasceno

BANNER_PORTAL_ (1).jpg

Veja também:

Você pode gostar também