Com uma das maiores taxas de crescimento nos últimos dez anos em números de registros, 99,7% segundo o Demografia Médica 2023, Ortopedia e Traumatologia é uma das especialidades vistas com frequência nos processos seletivos de residência médica do país.
Por isso, o Estratégia MED preparou a relação com os 10 programas de residência médica em Ortopedia e Traumatologia mais concorridos de grandes seleções do último ano, 2023. Se a especialidades é uma de suas opções, confira o texto abaixo.
Navegue pelo conteúdo
Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia
Com duração obrigatória de 3 anos, a residência médica em Ortopedia e Traumatologia possui como único requisito a graduação completa em medicina e, durante a especialização, o médico residente aprenderá a avaliar, diagnosticar e tratar doenças, lesões e deformidades que acometem ossos, músculos, ligamentos e articulações.
Saiba mais sobre a Residência: Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia: rotina, remuneração, estudos e mais!
As 10+ concorridas em Ortopedia e Traumatologia
Abaixo, você vai conferir a lista das 10 provas/programas de residência médica em que a especialidade Ortopedia e Traumatologia ficou com as maiores relações candidato/vaga do Brasil, ou seja, onde a residência de Ortopedia e Traumatologia foi mais concorrida.
Usando os dados dos processos de 2023/2024, a seleção abrange as concorrências oficiais divulgadas pelas bancas e seleções no último ano, bem como as relações exclusivas elaboradas pelo Estratégia MED, sempre se baseando nos documentos oficiais das instituições. Essa relação é elaborada a partir do número de inscritos que um dado programa recebe, dividido pelo número de vagas ofertadas pela instituição. Assim, descobre-se a relação candidato/vaga: quantos candidatos estão disputando por cada vaga no processo.
1. Hospital Israelita Albert Einstein
Garantindo o primeiro lugar no ranking, o Hospital Israelita Albert Einstein ofertou apenas 2 vagas para 2024, mas conquistou a inscrição de 102 candidatos interessados, resultando na relação candidato/vaga de 51 para o programa de Ortopedia e Traumatologia
Responsável pelo seu próprio processo seletivo, o HIAE avaliou os candidatos de Ortopedia e Traumatologia através de duas fases. A primeira, composta por uma prova objetiva composta de 75 questões e a segunda, com avaliação prática e entrevista.
Para saber tudo sobre o Processo Seletivo: Residência Médica Hospital Israelita Albert Einstein: inscrições, edital, vagas e mais!
2. IAMSPE
Em segundo lugar está o programa de Ortopedia e Traumatologia do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) que contava com 4 vagas para ingresso 2024 e, 161 candidatos concorreram entre si para garantir o seu espaço na instituição. Ao todo, foram 40,25 candidatos por vaga.
A seleção para a residência em Ortopedia e Traumatologia do IAMSPE contou com a aplicação de duas fases: prova objetiva composta de 80 questões de múltipla escolha e prova prática.
Para saber tudo sobre o Processo Seletivo: Residência Médica IAMSPE: inscrições, edital, vagas e mais!
3. PSU-GO – Hospital de Urgências de Goiás (HUGO)
Para a terceira edição do processo seletivo unificado de Goiás (PSU-GO), o Hospital de Urgências de Goiás (HUGO) ofertou 3 vagas para 2024 e teve 97 candidatos inscritos, resultando em uma relação candidato/vaga de 32,33.
O PSU-GO é composto de duas fases: prova objetiva com peso de 90% na nota final, e análise curricular. Os candidatos inscritos em Ortopedia e Traumatologia tiveram de responder 100 questões de múltipla escolha na 1ª fase da seleção.
Para saber tudo sobre o Processo Seletivo: PSU-GO: edital para Residência Médica, inscrições, vagas e mais!
4. PSU-GO – Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (HEAPA)
Em quarto lugar, o PSU-GO marca presença no ranking, desta vez, com o Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada. Para 2024, 2 vagas estavam disponíveis e 60 candidatos se inscreveram. A relação candidato/vaga fica em exatos 30 candidatos para cada uma das vagas.
5. SURCE – HIAS
O Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza, Ceará, que faz parte da Seleção Unificada para Residência Médica no Estado do Ceará (SURCE), fica com o 5º lugar no ranking para a especialidade de Ortopedia e Traumatologia. A instituição ofereceu apenas 1 vaga, que teve 30 candidatos inscritos, ficando uma relação candidato/vaga de 30.
A seleção de médicos residentes para ingresso em 2024 da SURCE contou com a aplicação de uma prova objetiva e análise curricular. Para as especialidades de Acesso Direto, os candidatos tiveram de responder 100 questões de múltipla escolha no modelo ABCD, e para Pré-Requisito, a prova foi composta de 40 questões sobre a área escolhida.
Confira mais informações sobre a Residência Médica SURCE: edital, inscrições, vagas e mais!
6. PSU-MG – Hospital Madre Teresa – BH
O processo seletivo unificado de Minas Gerais (PSU-MG) não podia ficar de fora nesta relação e contou com duas de suas instituições participantes entre as mais concorridas de Ortopedia e Traumatologia. A primeira delas é o Hospital Madre Teresa com uma relação de 29 candidatos por vaga ofertada.
Ao todo, 3 vagas estavam disponíveis para ingresso no programa e 87 candidatos se inscreveram.
O PSU-MG é composto por duas etapas: prova objetiva com peso 9 na nota final e a análise curricular com peso 1. Para classificação na 1ª fase, os candidatos de Oftalmologia precisaram responder 100 questões baseadas e divididas igualmente entre as cinco grandes áreas médicas: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social.
Para saber tudo sobre o Processo Seletivo: Residência Médica PSU-MG 2023: inscrições, edital, vagas e mais!
7. AMRIGS – Universidade Federal de Santa Maria
A sétima instituição com a maior concorrência em 2024 faz parte do processo seletivo da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). A Universidade Federal de Santa Maria ofereceu apenas 1 vaga e conseguiu o interesse de 28 candidatos que desejam se especializar em Ortopedia e Traumatologia.
A seleção de médicos residentes para ingresso em 2024 da AMRIGS contou com a aplicação de uma prova objetiva. Para as especialidades de Acesso Direto, os candidatos tiveram de responder 100 questões de múltipla escolha no modelo ABCD.
Para saber tudo sobre o Processo Seletivo: Residência Médica AMRIGS: inscrições, edital, vagas e mais!
8. PSU-MG – HOSPITAL UNIMED BH – UNIDADE CONTORNO
A segunda instituição do PSU-MG na lista é o Hospital Unimed BH – Unidade Contorno. Com três vagas ofertadas na última edição, 78 médicos se inscreveram para ingressar no programa de residência médica do hospital, resultando na relação candidato/vaga de 26 candidatos para cada vaga.
9. USP-SP
A Universidade de São Paulo não conta apenas com um dos processos seletivos de residência médica mais aguardados anualmente, como também garantiu o seu programa de Ortopedia e Traumatologia entre as mais concorridas do último ano.
Com uma relação de 23,8 candidatos por vaga, a USP-SP é a instituição com o maior número de vagas e inscritos nesta lista. Ao todo, foram 10 vagas para 238 candidatos participantes da última edição.
O processo seletivo da USP-SP em 2024 foi composto por duas fases: prova objetiva e análise curricular. Na primeira etapa, os candidatos precisaram responder a 120 questões objetivas de múltipla escolha, além de realizar passar por uma avaliação e arguição curricular e uma prova de habilidades específicas com base em casos clínicos.
Para saber tudo sobre a seleção, acesse: Residência Médica USP-SP: vagas, concorrência e mais!
10. SURCE – HGF
Em último lugar está o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), que faz parte da Seleção Unificada para Residência Médica no Estado do Ceará, a SURCE, que ofereceu 3 vagas e obteve 68 candidatos inscritos para os programas de Ortopedia e Traumatologia. A relação candidato/vaga ficou em 22,66.
O processo seletivo da SURCE para a especialidade de Ortopedia e Traumatologia consiste em duas fases. A primeira, prova objetiva, é composta de 100 questões no modelo ABCD, distribuídas igualmente entre os conteúdos das cinco grandes áreas básicas da medicina: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social. A segunda é de análise curricular.
Quer ser um dos próximos aprovados em Pediatria dessas excelentes instituições? Com o Estratégia MED você pode escolher a melhor maneira de estudar e garantir a sua vaga na residência médica em 2024. Você tem a chance de se preparar por meio de revisões, livros digitais, resumos, aulas em vídeo ou a partir da resolução de questões presentes em nosso Banco de Questões, que em março de 2023 contava com quase 190 mil questões cadastradas. Vem ser coruja!