Encontre aqui tudo sobre a Cirurgia Plástica, o que é, áreas de atuação, residência e muito mais! Acompanhe este artigo que o Estratégia MED preparou e descubra todos os detalhes dessa especialidade!
Navegue pelo conteúdo
O que é a Cirurgia Plástica
A Cirurgia Plástica é uma especialidade médica focada na reconstrução de alguma parte do corpo humano. É considerada uma especialidade versátil, pois o profissional pode atuar em praticamente todo o corpo.
De acordo com sua finalidade e objetivo, ela pode ser dividida em dois tipos:
- Cirurgia Plástica Reparadora: o objetivo é corrigir as alterações anatômicas causadas por síndromes congênitas, feridas causadas por acidentes traumáticos, queimaduras e remoção de tumores malignos; e
- Cirurgia Plástica Estética: ligada com a auto-estima, a Cirurgia Estética é voltada para a melhora da aparência e qualidade de vida.
Cirurgias Plásticas estéticas mais realizadas
As Cirurgias Plásticas Estéticas são as mais procuradas e fazem grande sucesso. A seguir, veja as mais realizadas:
- Rinoplastia;
- Otoplastia;
- Mamoplastia de aumento (Prótese de Silicone);
- Mastopexia com prótese;
- Mamoplastia redutora;
- Abdominoplastia;
- Lipoaspiração; e
- Correção de ginecomastia.
O que o Cirurgião Plástico faz
O profissional em Cirurgia Plástica lida com problemas estéticos, deformidades ou malformações físicas e funcionais. O cirurgião é responsável pelo bem-estar do paciente, acompanhando-o não somente na cirurgia, mas também no pré e pós-cirúrgico. Ele deve ter conhecimentos aprofundados em anatomia, fisiologia e técnica cirúrgica. Por atuar em diversas partes do corpo humano, ele precisa de alta capacitação técnica e formação prolongada.
No dia a dia, sua rotina é dividida entre centro cirúrgico e consultório, o profissional pode cooperar com colegas de outras especialidades, como urologistas, oftalmologistas e cirurgiões buco maxilofacial. Portanto, é muito importante que o cirurgião plástico tenha a capacidade de trabalhar em equipe.
Áreas de atuação da Cirurgia Plástica
Por ser uma especialidade abrangente, o cirurgião plástico possui um leque de áreas para atuar. Confira abaixo:
- Crânio-maxilo-facial;
- Queimados;
- Mão;
- Face;
- Feridas Complexas;
- Estética;
- Crianças;
- Contorno Corporal;
- Cosmiatria; e
- Reconstrução em oncologia.
Residência Médica em Cirurgia Plástica
Para exercer a profissão de Cirurgião Plástico, o profissional deverá realizar a Residência Médica em Cirurgia Geral. Após concluí-la, o médico deverá especializar-se em Cirurgia Plástica, que tem 3 anos de duração.
Ao final do programa, o médico deverá ser aprovado no exame de título aplicado pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).
Quanto ganha um Cirurgião Plástico
A Cirurgia Plástica é uma das especialidades que mais cresce na medicina. Contudo, possui ampla concorrência no mercado de trabalho.
De acordo com a pesquisa realizada pela Catho, o piso salarial médio de um cirurgião plástico no Brasil é em torno de R$ 22.083,08.
Estudo por questões
Estudar por resolução de questões ajuda o aluno a conhecer melhor a prova e a sentir-se mais seguro para realizá-la. Então, se você está se preparando para algum processo seletivo de Residência, o Banco de Questões do Estratégia MED é seu principal aliado!
No BQMED você tem acesso a milhares de questões respondidas e comentadas pelos nossos professores . Não perca essa oportunidade, clique no banner e conheça agora o Banco de Questões do Estratégia MED! Quer aprimorar ainda mais os seus conhecimentos? Não perca mais tempo e conheça o Curso Extensivo para R1 e Revalida!
Gostou do nosso conteúdo? Então fique ligado no nosso Blog, com ele você vai estar cada vez mais atualizado em assuntos do mundo da Residência Médica!
Veja também:
- ResuMed de Cirurgia plástica – cuidados pré e pós operatórios, recuperação, complicações e muito mais;
- Quanto ganha um cirurgião plástico;
- ResuMED de princípios da anestesiologia – avaliação pré-anestésica, monitorização, recuperação e muito mais;
- ResuMED de cirurgia metabólica e o diabetes mellitus.
Por: Nathália Diniz