Dor: o que é, atuação, residência médica e mais
Créditos: Pexels

Dor: o que é, atuação, residência médica e mais

A especialização em Dor proporciona uma abordagem completa para o manejo da dor, visando melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Descubra como a residência médica nesta área prepara profissionais para enfrentar os desafios mais complexos, trazendo esperança e conforto a quem mais precisa. Continue lendo para conhecer as competências, áreas de atuação e o caminho para se tornar um especialista em Dor no Brasil!

O que é a área de atuação em Dor

A área de atuação em Dor é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico, tratamento e manejo da dor, abrangendo diversas condições e causas que resultam em dor aguda ou crônica. Esta especialidade envolve uma abordagem multidisciplinar, incluindo aspectos anatômicos, fisiopatológicos, psicológicos e sociais

O objetivo principal da área é melhorar a qualidade de vida dos pacientes através do alívio eficaz da dor e da promoção de tratamentos integrados e personalizados. A área de atuação em Dor exige um profundo conhecimento das diferentes modalidades de tratamento, incluindo terapias farmacológicas, procedimentos invasivos e técnicas não farmacológicas.

Atualmente, representam a especialidade a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) e a Associação Brasileira da Dor (ABDOR). 

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Áreas de Atuação para o profissional

Os profissionais que se especializam em Dor podem trabalhar em uma ampla variedade de contextos, incluindo:

  • Hospitais e clínicas especializadas: Realizando diagnósticos, planejando e executando tratamentos para pacientes com dor aguda e crônica;
  • Unidades de Terapia Intensiva (UTI): Lidando com o manejo da dor em pacientes críticos;
  • Centros de reabilitação: Focando no alívio da dor e na recuperação funcional dos pacientes;
  • Consultórios privados: Oferecendo atendimento personalizado e continuidade de cuidados para pacientes com dor crônica;
  • Equipes multidisciplinares: Colaborando com outros especialistas, como fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas, para um tratamento holístico;
  • Pesquisa e educação: Conduzindo estudos clínicos e atuando como preceptor em programas de residência médica e educador em instituições de ensino.

Residência Médica em Dor

A residência médica em Dor no Brasil é um programa de um ano destinado a médicos que já concluíram a residência em uma das seguintes especialidades: Acupuntura, Anestesiologia, Clínica Médica, Medicina Física e Reabilitação, Neurocirurgia, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria ou Reumatologia. 

O objetivo geral da residência é habilitar médicos para realizar diagnósticos, procedimentos diagnósticos, tratamentos clínicos e cirúrgicos, planejamento terapêutico e discussão interdisciplinar em Dor em todas as faixas etárias e níveis de complexidade.

Entre as competências abordadas no programa, estão:

  • Aspectos biopsicossociais da dor;
  • Anatomia, fisiologia e fisiopatologia do sistema nervoso periférico e central;
  • Técnicas de anamnese e exame físico para formular hipóteses diagnósticas;
  • Solicitação e interpretação de exames relacionados com a dor;
  • Aplicação de instrumentos de avaliação da dor;
  • Terapias antálgicas medicamentosa e não medicamentosa;
  • Procedimentos invasivos e não invasivos para tratamento da dor;
  • Comunicação e relação eficaz com pacientes e suas redes de apoio; e
  • Conhecimentos em medicina paliativa e controle da dor como direito humano.

Atualmente, 43 vagas para Dor estão autorizadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) no Brasil. Entre as instituições que ofertam o programa estão a Universidade de São Paulo (USP-SP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Confira a matriz de competência do programa de Residência Médica em Dor no Brasil:

Ainda, após cumprir a carga horária da residência médica – padrão-ouro – ou do curso de especialização em Dor, o profissional deve realizar o Exame Nacional para Obtenção do Certificado de Área de Atuação em Dor, sob responsabilidade da Associação Médica Brasileira. 

Gostou de saber mais sobre a especialidade? Se você tem o sonho de ingressar na residência médica de Dor ou em qualquer outra já em 2025, ainda há tempo! Conte com o Estratégia MED na sua preparação e escolha a melhor maneira de estudar para as provas de residência médica e tornar sua rotina mais leve.

Com o Banco de Questões do Estratégia MED você terá liberdade para estudar com um material otimizado, exclusivo e com as questões das principais bancas do país. Vem ser coruja!

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também
quanto ganha um clínico geral?
Leia mais

Quanto ganha um clínico geral?

Você considera ingressar na residência médica em Clínica Médica e quer saber mais sobre quanto ganha o clínico…