Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia: rotina, remuneração, estudos e mais!

Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia: rotina, remuneração, estudos e mais!

Quais são as principais funções de um profissional da Ortopedia e Traumatologia? Do que essa área médica cuida? Quais são as suas principais características? Se você quer saber tudo isso, continue neste artigo do Estratégia MED!

História da Ortopedia e Traumatologia

Antes mesmo de receber o título de especialidade médica, a Ortopedia e Traumatologia já eram praticadas. Um dos primeiros registros que se tem veio da Antiguidade, mais precisamente no Egito Antigo, por volta do ano 2000 a.C. Arqueólogos encontraram múmias que usavam talas feitas de bambu e tecidos para a imobilizar as fraturas.

Alguns estudiosos alegam que o primeiro ortopedista foi o médico francês Nicholas Andry, o qual criou o termo “Ortopedia”. Ele usou o termo em seu livro “L’orthopédie ou l’art de prévenir et corriger dans les enfants les difformités du corps” (Ortopedia, ou a Arte de Corrigir e Prevenir Deformidades em Crianças), cujo objetivo era ensinar os próprios familiares a tratarem de suas crianças por meio de procedimentos simples. Para ilustrar seus métodos ele utilizou a figura de uma árvore em crescimento, amarrada a uma estaca. Posteriormente essa figura veio a se tornar o símbolo da especialidade.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Ortopedia e Traumatologia

Quando estamos com dor nas costas, torcemos o tornozelo ou sofremos algum trauma, é a área de Ortopedia e Traumatologia que procuramos. Essa especialidade médica, clínica-cirúrgica, é a responsável por estudar, diagnosticar e tratar doenças, lesões e deformidades que acometem os ossos, músculos, articulações e ligamentos.

Mesmo que essas duas áreas sejam consideradas uma especialidade só, elas possuem suas diferenças. A Ortopedia tem como função tratar de problemas crônicos e congênitos, ou seja, ela corrige deformidades, postura e pisadas, assim como restabelece funções e alivia as dores. Já a Traumatologia está ligada às lesões, sejam elas por quedas, acidentes ou práticas de exercício incorretas. Como o próprio nome já diz, a especialidade lida com o “trauma”, palavra de origem grega que significa ferida.

O Ortopedista e Traumatologista

O profissional dessa área é responsável por:

  • Solicitar exames;
  • Realizar consultas;
  • Realizar diagnósticos;
  • Elaborar tratamentos;
  • Prescrever medicamentos;
  • Realizar cirurgias;
  • Acompanhar a recuperação do paciente; e
  • Indicar uma equipe de fisioterapia.
O Ortopedista e Traumatologista

Ele pode atuar em consultórios, ambulatórios, hospitais, clínica especializadas, pronto-socorro e centros cirúrgicos.

Áreas e Atuação

Além da Residência Médica, os médicos participam do exame para receber seu título de especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Após recebido, o profissional pode escolher uma área para se aprofundar. São elas:

  • Artroscopia e Traumatologia do Esporte;
  • Coluna;
  • Joelho;
  • Mão;
  • Ombro e Cotovelo;
  • Oncologia Ortopédica;
  • Ortopedia Pediátrica;
  • Osteoporose;
  • Quadril;
  • Reconstrução e Alongamento Ósseo;
  • Tornozelo e Pé; e
  • Trauma Ortopédico.

Remuneração

Segundo a plataforma Catho, a média salarial de um médico Ortopedista e Traumatologista no Brasil é de R$ 7.216,57. Lembre-se que este valor pode mudar de acordo com as regiões do país, do nível de especialização do médico e do quanto aquele local necessita do profissional.

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Fundada em setembro de 1935, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), além de se tornar referência na América Latina, é a instituição responsável por realizar os Congressos Brasileiros de Ortopedia e Traumatologia e aplicar o exame para obtenção do Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT) no Brasil.

No site da SBOT, você pode encontrar todos os médicos associados, assim como obter informações sobre a sua saúde que estejam ligadas aos tópicos da especialidade.

Especialistas no Brasil

De acordo com a Demografia Médica de 2020 feita pela USP, no Brasil há 17.906 médicos especializados em Ortopedia e Traumatologia.

Desses 17 mil profissionais, 93,6% são homens e 6,4% são mulheres, com idade média de 45,9 anos.

Confira a distribuição desses médicos entre as regiões do país.

RegiõesDistribuição
Norte  4,1%
Nordeste16,0%
Sudeste52,9%
Sul17,0%
Centro-Oeste10,0%

Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia

O programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia tem duração de 3 anos e é de Acesso Direto, ou seja, não é necessário que o candidato tenha realizado nenhuma outra residência anterior.

Segundo a Demografia Médica 2020, em 2019 o país teve 3.183 residentes em Ortopedia e Traumatologia, 808 no primeiro ano.

Um dos programas que mais chamam a atenção dos candidatos interessados nessa Residência é o do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO), se quiser saber mais sobre o seu seletivo clique aqui e confira o artigo do Estratégia MED.

O estudo por questões

Está se preparando para os concursos de Residência Médica ou Revalida e está procurando pelo método de estudo ideal? Se sim, o Estratégia MED tem a forma de aprendizado pronta para você! Conheça o estudo por meio das resoluções de questões!

Ao se aprofundar mais no estudo reverso e por questões, o Estratégia MED criou duas plataformas que serão essenciais na sua aprovação. Conheça e já se cadastre no Banco de Questões do Estratégia MED e no Curso Extensivo para R1 e Revalida. Comece a estudar por milhares de questões e aulas exclusivas do EMED!

Se você curtiu essas informações, fique atento ao Blog do Estratégia MED, porque aqui você ficará por dentro de várias informações das diversas especialidades médicas e, assim, conseguirá impulsionar ainda mais o seu aprendizado!

Curso Extensivo Residência Médica

Veja também:

Você pode gostar também