Psicoterapia: o que é, atuação, residência médica e mais
Estratégia Med | Foto: Freepik

Psicoterapia: o que é, atuação, residência médica e mais

Entenda o que é a Psicoterapia, as áreas de atuação dos profissionais desta especialidade e como é a formação através da Residência Médica

A Psicoterapia é uma área de atuação da Psiquiatria e consiste em promover um processo terapêutico com o objetivo de ajudar indivíduos a enfrentar e resolver questões emocionais, comportamentais e relacionais. Neste texto, vamos explorar o que é a Psicoterapia, as áreas de atuação dos profissionais dessa especialidade e como é a formação através da Residência Médica. Confira!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

O que é Psicoterapia

A Psicoterapia é um processo terapêutico conduzido por um profissional de saúde mental treinado, com o objetivo de ajudar indivíduos a enfrentar e resolver questões emocionais, comportamentais e relacionais. Utilizando diversas técnicas e abordagens, a Psicoterapia promove mudanças significativas no modo como as pessoas pensam, sentem e se comportam, proporcionando alívio de sintomas, melhorias no funcionamento diário e um maior autoconhecimento.

A Psicoterapia visa promover a saúde mental e ajudar as pessoas a enfrentarem conflitos e sofrimentos, não se limitando apenas àqueles com diagnósticos de transtornos mentais. Ao longo dos anos, diversas teorias e práticas foram desenvolvidas para o cuidado do sofrimento e o desenvolvimento humano. Entre as abordagens mais utilizadas estão a terapia cognitivo-comportamental, psicanálise, psicoterapia junguiana (analítica), terapia analítico-comportamental, gestalt-terapia e psicologia positiva.

Atualmente, a especialidade é representada pela Associação Brasileira de Psicoterapia (ABRAP), que ajuda os profissionais em seu desenvolvimento científico e aprimora as ferramentas necessárias para o fortalecimento da categoria. Além disso, a ABRAP busca tornar mais acessível a promoção e difusão de conhecimento para os profissionais.

Áreas de atuação para o profissional

Os especialistas em Psicoterapia podem atuar em diversas áreas, como clínicas, hospitais, centros de saúde, escolas, universidades, empresas, ONGs, centros comunitários e instituições governamentais. Além disso, muitos se dedicam à pesquisa e à academia, conduzindo estudos científicos para aprimorar as práticas psicoterapêuticas e ensinando em cursos de graduação e pós-graduação. Veja abaixo algumas das áreas de atuação profissional:

  • Consultórios e clínicas: Oferecem terapias para transtornos emocionais e comportamentais.
  • Hospitais: Trabalham com equipes multidisciplinares para ajudar na recuperação de pacientes.
  • Educação: Apoiados alunos e funcionários em questões como bullying e dificuldades de aprendizagem.
  • Ambiente corporativo: Desenvolvem programas de bem-estar e saúde mental.
  • Comunidade: Prestam suporte a populações vulneráveis.
  • Pesquisa e academia: Conduzem estudos e ensinam.
  • Sistema penal: Lidam com a reabilitação de detentos e avaliações judiciais.
  • Saúde pública: Implementam políticas de saúde mental e campanhas de prevenção.

Além disso, o psicoterapeuta pode exercer sua profissão de forma autônoma, em consultório próprio ou oferecendo atendimentos online. Com um mercado de serviços terapêuticos diversificado, as oportunidades para os psicoterapeutas são amplas.

Residência Médica em Psicoterapia

Para se tornar um psicoterapeuta no Brasil, é necessário seguir uma formação específica. Inicialmente, o profissional deve concluir a graduação em Medicina e, em seguida, completar uma residência médica em Psiquiatria. Após essa etapa, o médico pode optar por fazer uma residência de um ano em Psicoterapia.

Ao final da residência em Psicoterapia, os médicos deverão ser capazes de:

  • Compreender os fundamentos históricos, filosóficos e conceituais das psicoterapias;
  • Dominar as indicações e contraindicações das diferentes abordagens psicoterápicas, ajustando-as às condições pessoais e diagnósticos dos pacientes;
  • Estabelecer uma aliança terapêutica eficaz, compreendendo a relação terapeuta-paciente e os conceitos de transferência e contratransferência;
  • Conduzir o início e o encerramento do tratamento psicoterápico, estabelecendo contratos terapêuticos e indicadores de melhoria;
  • Realizar pesquisas qualitativas e quantitativas em psicoterapia, respeitando os aspectos bioéticos;
  • Aplicar técnicas das terapias de orientação analítica, terapia comportamental, terapias argumentativas (cognitivas), terapias contextuais comportamentais, terapia interpessoal, terapias fenomenológico-existenciais, terapias em grupo, terapias de família e casais;
  • Gerenciar o ambiente de trabalho em psicoterapia, compreendendo sua estrutura física e arquitetônica;
  • Oferecer psicoeducação e utilizar a “entrevista motivacional”;
  • Aplicar psicoterapias em diferentes contextos existenciais e relacionados ao ciclo vital (infância, adolescência, vida adulta, gravidez, puerpério, terceira idade); e
  • Produzir e apresentar um artigo científico, utilizando métodos de investigação adequados.

O processo seletivo para a residência médica em Psicoterapia se assemelha muito aos outros programas de Áreas de Atuação, com seletivo composto, na maioria das vezes, de prova objetiva – que cobra conteúdos referentes ao pré-requisito, Psiquiatria – e análise curricular, a depender da instituição desejada. 

Certificação e vagas

Atualmente, 44 vagas para Psicoterapia estão autorizadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) no Brasil. Entre as instituições que ofertam o programa estão a Universidade de São Paulo (USP), o Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Confira a matriz de competência do programa de Residência Médica em Psicoterapia no Brasil:

Ainda, após cumprir a carga horária da residência médica – padrão-ouro – ou do curso de especialização em Psicoterapia, o profissional deve realizar a Prova de Área de Atuação em Psicoterapia, sob responsabilidade da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Gostou de saber mais sobre a especialidade? Se você tem o sonho de ingressar na residência médica de Psicoterapia ou em qualquer outra já em 2025, ainda há tempo! Conte com o Estratégia MED na sua preparação e escolha a melhor maneira de estudar para as provas de residência médica e tornar sua rotina mais leve.

Com o Banco de Questões do Estratégia MED você terá liberdade para estudar com um material otimizado, exclusivo e com as questões das principais bancas do país. Vem ser coruja!

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também