Foi pego de surpresa com a criação do Enamed e não sabe o que muda daqui pra frente? Calma, que o Estratégia MED organizou tudo para você! Neste conteúdo, explicamos o que é o Enamed, como ele se relaciona com o Enare, quem é responsável por cada prova e respondemos as principais dúvidas dos candidatos. Aproveite e confira o cronograma previsto para o Enamed e como serão as provas. Siga no texto!
Navegue pelo conteúdo
O que é o Enamed?
O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) é a nova avaliação criada pelo Ministério da Educação (MEC) para medir a qualidade da formação médica no Brasil e unificar as matrizes de referência utilizadas nos cursos de Medicina.
O exame também substituirá a prova objetiva do Exame Nacional de Residência Médica (Enare) para os programas de residência médica de Acesso Direto. Desta forma, o Enamed se torna um instrumento único para avaliar os estudantes concluintes de Medicina no país e possibilitar que médicos recém-formados ou já formados há algum tempo utilizem a nota no processo seletivo do Enare.
O lançamento oficial do Enamed ocorreu em 23 de abril de 2025, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Saiba mais sobre o lançamento neste texto do Estratégia MED.
Objetivos do Enamed
Enamed foi criado com o objetivo de atender a uma série de demandas relacionadas à avaliação da formação médica no Brasil. Entre suas finalidades estão:
- Avaliar o desempenho dos estudantes de Medicina em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN);
- Verificar a aquisição de conhecimentos e competências alinhadas às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS);
- Estabelecer um instrumento unificado de avaliação da formação médica no Brasil;
- Fornecer dados para a formulação e avaliação de políticas públicas voltadas à formação médica;
- Estimular maior comprometimento dos estudantes com o Enade (que passará a ser o Enamed, no caso do curso de Medicina), já que a nota poderá ser usada na seleção do Enare.
Como fica o Enade?
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é aplicado desde 2004 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que define a qualidade dos cursos e instituições de educação superior do país.
Seu objetivo é avaliar a formação dos concluintes de cursos de graduação periodicamente. Porém, com a criação do Enamed, o Enade deixa de ser aplicado para os cursos de Medicina e agora será incorporado ao novo exame. Desta forma, a avaliação dos cursos será realizada pelo MEC por meio dos resultados obtidos no Enamed.
Porém, para os demais cursos de graduação existentes, como Fisioterapia, Agronomia, Direito, entre outros, o Enade continua existindo! Além disso, a periodicidade usual também. Ou seja, diferente do Enamed, que será aplicado anualmente, o Enade – para os demais cursos – segue sendo aplicado a cada três anos, a depender do curso.
Ainda tem dúvidas? Confira: Enade, Enare e Enamed: entenda a diferença e o que mudou
Enare x Enamed: entenda a diferença e a relação
A introdução do Enamed causou dúvidas entre os candidatos, pois ele passa a unificar dois processos importantes:
ANTES | A PARTIR DE 2025 |
---|---|
Estudantes concluintes faziam o Enade a cada três anos | Todos farão o Enamed no último ano de Medicina, que será aplicado anualmente |
Para programas de Acesso Direto no Enare, havia uma prova objetiva própria, sob organização da banca contratada pela Ebserh | A nota do Enamed substitui a prova de Acesso Direto; o Enamed será realizado pelo Inep |
Médicos já formados não faziam o Enade | Médicos formados que desejarem ingressar no Enare (Acesso Direto) devem fazer o Enamed |
É importante frisar que o Enamed será utilizado apenas para seleção de candidatos aos programas de Acesso Direto. Médicos interessados em programas com pré-requisito — oferecidos por instituições participantes do Enare — continuarão realizando as provas específicas aplicadas no processo seletivo do próprio Enare.
Confira também: Enade, Enare e Enamed: entenda a diferença e o que mudou
Edital do Enamed 2025
O edital para a primeira edição do Enamed, que será aplicada ainda em 2025, ainda não foi liberado. Porém, o edital será divulgado em breve pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e trará todas as informações sobre sua aplicação, regras e cronograma completo. Para ter todas essas informações em primeira mão, assim que o edital for divulgado, siga acompanhando o Portal de Notícias do Estratégia MED!
Enquanto o edital não é divulgado, separamos abaixo as principais informações já divulgadas e confirmadas pelos órgãos oficiais! Siga no texto e saiba a estrutura da prova do Enamed, cronograma previsto e muito mais!
Como será a prova do Enamed?
O Enamed utilizará a matriz de referência dos cursos de graduação em Medicina e os instrumentos de avaliação teórica desenvolvidos pelo Inep. A prova será composta por 100 questões objetivas de múltipla escolha, distribuídas entre as seguintes áreas:
- Clínica Médica;
- Cirurgia Geral;
- Ginecologia e Obstetrícia;
- Pediatria;
- Medicina de Família e Comunidade;
- Saúde Mental; e
- Saúde Coletiva.
A estimativa do MEC é de que a próxima avaliação do Enamed seja realizada por 42 mil estudantes concluintes de Medicina, além do público interessado em acessar programas de residência médica do Enare com a nota obtida no exame. Serão 300 cursos de Medicina avaliados em todo o Brasil e as provas serão aplicadas em 200 municípios brasileiros.
Como funcionam as inscrições?
Para concluintes do curso de Medicina em 2025, segundo informações do Ministério da Educação, a inscrição será realizada pela própria instituição de ensino, via sistema Enade, entre maio e junho de 2025. Ou seja, segue da mesma maneira que era realizada para o Enade.
Já para médicos já formados que desejam concorrer às vagas de Acesso Direto, a inscrição individual para o Enamed e Enare acontecerá em julho de 2025.
Candidatos às vagas com Pré-Requisito também poderão se inscrever a partir de julho, via sistema Enare, mas não irão realizar o Enamed, e sim a prova de R+ a ser aplicada pela banca contratada para tal.
Taxa de inscrição
Para quem quiser usar a nota do Enamed no Enare, será necessário se inscrever no Enare – em uma espécie de inscrição unificada – e pagar a taxa de inscrição ou solicitar isenção conforme edital. Na última edição do Enare, a taxa de inscrição foi fixada em R$330,00.
Entretanto, estudantes concluintes que farão o Enade/Enamed, mas não pretendem concorrer à residência pelo Enare, estarão isentos de taxa.
Candidatos aos programas com Pré-Requisito deverão realizar a inscrição normalmente no site do Enare e pagar a taxa estabelecida. Na última edição, a taxa para esses programas também foi de R$330,00.
Cronograma Enamed/Enare – Residência Médica 2026
Confira as principais datas já confirmadas e as previsões para o Enamed e para o Enare 2025/2026:
- Adesão de instituições ao Enare: 28/04 a 20/05/2025;
- Inscrição para concluintes no Enamed: maio e junho de 2025;
- Inscrição para médicos formados (Enamed + Enare): julho de 2025;
- Aplicação da prova do Enamed: outubro de 2025;
- Resultados do Enamed: início de dezembro de 2025; e
- Início dos programas de residência médica: março de 2026.
Mais informações e o cronograma completo serão divulgados em breve no site oficial do processo seletivo.
Principais dúvidas sobre o Enamed
Para não restar nenhum questionamento sobre o Enamed, separamos abaixo alguns esclarecimentos que podem ser úteis. Confira!
O Enamed será obrigatório?
Sim. Assim como o Enade, o Enamed será obrigatório para todos os estudantes concluintes de Medicina no Brasil. A participação na prova será requisito para a colação de grau e obtenção do diploma, independentemente do interesse do estudante em utilizar a nota no processo seletivo do Enare.
Para médicos já formados, a participação será opcional, restrita aos que desejarem concorrer a programas de residência médica de Acesso Direto pelo Enare.
Quem organiza o Enamed e o Enare?
O processo de aplicação e correção das provas é feito por instituições diferentes:
- Enamed: organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
- Enare: o processo seletivo da residência médica continua sob responsabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGV), que organiza as etapas para os programas com pré-requisito e coordena a seleção de acesso direto, agora baseada na nota do Enamed. A FGV também contará com a parceria da Ebserh na realização do processo seletivo.
Quem precisa fazer o Enamed?
Todos os estudantes concluintes dos cursos de Medicina no Brasil deverão obrigatoriamente participar do Enamed, já que a prova substitui o Enade na avaliação dos cursos. Vale mencionar que diferente do Enade, o Enamed será aplicado todo ano.
Além disso, médicos já formados que queiram concorrer a vagas de Acesso Direto pelo Enare também precisarão realizar o Enamed.
Quem está isento de fazer o Enamed?
Somente os candidatos interessados em programas de residência com Pré-Requisito (como Cirurgia Plástica, Neonatologia, entre outros) continuam realizando as provas específicas do Enare e não precisam fazer o Enamed.
O que muda para os médicos revalidandos?
O Enamed não substitui o Exame de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida). Médicos com diplomas estrangeiros que desejam atuar no Brasil continuarão a realizar o Revalida. Caso desejem, após a aprovação, os médicos revalidados poderão realizar o Enamed e concorrer às vagas de Acesso Direto junto aos demais candidatos já formados.
O Enamed terá prova prática, como exames clínicos?
Não. A prova do Enamed será composta exclusivamente por questões objetivas de múltipla escolha. Não está prevista a inclusão de provas práticas, como exames clínicos ou de habilidades. Além disso, a prova do Enamed será a única etapa do Enare para Acesso Direto, que deixou de contar com a Análise Curricular.
Saiba mais em: Ebserh cancela análise curricular do Enare; edital para adesão de instituições está disponível
Qual a diferença entre o Enamed e a OAB da Medicina?
O Enamed e o exame da OAB da Medicina – Exame Nacional de Proficiência em Medicina (ENPM) – têm objetivos distintos. O Enamed avalia a formação médica dos estudantes de Medicina, sendo parte obrigatória do processo de colação de grau e também utilizado para a seleção de residência médica de Acesso Direto do Enare. Ele é focado na avaliação do conhecimento acadêmico e técnico dos futuros médicos.
Já a OAB da Medicina, como é popularmente conhecido, será destinada a médicos formados, para que estes possam atuar na profissão. Ele avaliaria a qualificação dos médicos para atuar no Sistema de Saúde, testando habilidades clínicas e conhecimentos necessários para o exercício da profissão de maneira geral. A OAB da Medicina, portanto, é mais voltada ao aspecto da habilitação profissional.
Vale lembrar que a OAB da Medicina ainda não é realidade. Trata-se de um projeto de lei ainda não aprovado em tramitação no Senado Federal.
Estude para o Enamed e o Enare com o Estratégia MED
Prepare-se para as provas do Enamed e do Enare com quem entende do assunto! No Banco de Questões do Estratégia MED, você encontra questões dos últimos exames do Enade e Enare para treinar no mesmo padrão do novo exame. Vem garantir sua aprovação e não deixe para última hora! São mais de 200 mil questões cadastradas no Banco de Questões, sendo mais de 108 mil questões com solução e, dessas, mais de 75 mil questões com comentários em vídeo dos professores especialistas do Estratégia MED.
E se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.