Capurro: veja a idade gestacional de recém nascidos!

Capurro: veja a idade gestacional de recém nascidos!

A avaliação da idade gestacional (IG) de forma precisa é de fundamental importância, principalmente na obstetrícia e na neonatologia. Um método utilizado para fazer esta avaliação é o Método de Capurro, que foi desenvolvido por volta do início da década de 1980. A técnica utiliza alguns critérios físicos e neurológicos. Saiba mais!

O que é capurro?

Capurro veja a idade gestacional de recém nascidos

O Método Capurro se baseia em outra forma de classificação, elaborada por Lilly Dubowit e sua equipe, que foi publicada na década de 1970. Esse método anterior utilizava dez critérios neurológicos e onze critérios físicos externos. 

No ano de 1980, Haroldo Capurro e sua equipe publicaram um método simplificado que utilizava somente cinco características físicas e duas características neurológicas para indicar com boa precisão a idade gestacional (IG).

Como funciona o método capurro?

O método de capurro é aplicável para recém-nascidos de 29 semanas ou mais. Além disso, ele é dividido em dois: o Método de Capurro Somático e o Método de Capurro Somático Neurológico. O primeiro conta com cinco características somáticas, e o segundo, com quatro parâmetros somáticos e dois neurológicos. 

Em primeiro lugar, é necessário avaliar alguns fatores descritos abaixo. Depois, realiza-se um cálculo para chegar à pontuação final.

Forma da orelha

Na avaliação da forma da orelha, o examinador observa a encurvação do pavilhão auricular. Ele deve ficar de frente para a criança e analisar se o bordo superior do pavilhão auricular forma uma cobertura pelos lados. Depois, avalia-se o grau de encurvamento observado em cada pavilhão, virando a face da criança de um lado para outro. 

É possível que uma das orelhas da criança esteja achatada, por conta da posição do nascimento. Se for esse o caso, não avalie essa orelha do recém-nascido. Agora, se nenhuma estiver achatada, pode avaliar as duas. A pontuação varia de 0 a 24, dependendo da encurvação. 

  • 0 pontos – Chata, disforme, pavilhão não encurvado
  • 8 pontos – Pavilhão parcialmente encurvado no bordo
  • 16 pontos – Pavilhão parcialmente encurvado em todo bordo superior
  • 24 pontos – Pavilhão totalmente encurvado

Tamanho da glândula mamária 

Na avaliação do tamanho da glândula mamária, é aconselhável pinçar suavemente o tecido celular subcutâneo adjacente à zona correspondente ao nódulo mamário, antes mesmo de fazer a palpação. Dessa forma, é possível avaliar se aquilo é, ou não, tecido mamário. 

Em seguida, utilize uma fita métrica e, com a outra mão, palpe o tecido que se encontra debaixo e em volta do mamilo. Ao final, especifique se é possível palpar tecido mamário ou não, e se seu diâmetro é menor que 5 mm, de 5 mm a 10 mm ou maior que 10 mm. 

  • 0 pontos – Ausência de tecido mamário 
  • 5 pontos – Diâmetro menor que 0,5 cm 
  • 10 pontos – Diâmetro de 0,5 cm a 1 cm 
  • 15 pontos –  Diâmetro maior que 1 cm

Formação do mamilo 

Para fazer a avaliação da formação do mamilo, observe ambos os mamilos com uma fita métrica. Meça se o diâmetro é apenas visível; menor que 7,5 mm; maior que 7,5 mm com aréola pontilhada e sem elevação de bordo; ou maior que 7,5 mm com aréola pontilhada e bordos elevados.

  • 0 pontos – Mamilo pouco visível, sem aréola 
  • 5 pontos – Mamilo nítido, aréola lisa e diâmetro menor que 0,75 cm 
  • 10 pontos – Mamilo puntiforme, aréola de bordo não elevado maior que 0,75 cm 
  • 15 pontos – Mamilo puntiforme, aréola de bordo elevado maior que 0,75 cm

Textura da pele 

A avaliação da textura da pele começa com a palpação e o exame da pele nos antebraços, mãos, pernas e pés. É preciso avaliar se no dorso das mãos e pés existem zonas de descamação ou rachaduras. Dependendo da profundidade das rachaduras ou da presença de descamação, atribua pontos de 0 a 20. 

  • 0 pontos – Fina, gelatinosa 
  • 5 pontos – Fina e lisa 
  • 10 pontos – Lisa, com discreta descamação superficial  
  • 15 pontos – Grossa, com sulcos superficiais, descamação de mãos e pés 

Pregas plantares 

Por último, na avaliação das pregas plantares, observe as plantas de ambos os pés da criança e faça a hiperextensão. Nos dois exames, lembre-se de manter a pele da planta dos pés tensa

É necessário verificar a quantidade de pregas e sulcos plantares. A diferença entre eles é que as pregas tendem a desaparecer quando se estende a pele, e os sulcos continuam marcados claramente. 

A pontuação é feita de 0 a 20, dependendo da quantidade de sulcos e pregas.

  • 0 pontos – Ausentes; 
  • 5 pontos – Marcas mal definidas na metade anterior da planta; 
  • 10 pontos – Marcas bem definidas na metade anterior e sulcos no terço anterior; 
  • 15 pontos – Sulcos na metade anterior da planta;
  • 20 pontos – Sulcos em mais da metade anterior da planta.

Calculando os pontos 

O cálculo final é feito por meio da soma das pontuações obtidas nas cinco características. Para o Método Capurro Somático é necessário calcular a pontuação e adicionar a constante 204 e dividir o resultado por 7.

IG = Idade Gestacional

P = Soma dos pontos

IG = (P+204) / 7

Para acelerar seus cálculos, sem precisar de uma calculadora capurro, utilize a tabela abaixo:

Quando utilizar o método capurro?

O exame de ultrassom gestacional precoce e a data da última menstruação são métodos mais precisos para determinar a idade gestacional. No entanto, utiliza-se o escore de Capurro para determinar a IG quando a mulher não lembra quando menstruou pela última vez e tampouco realizou o exame de ultrassom. 

Uma das principais limitações do Método de Capurro é que ele só pode ser utilizado para identificar crianças com mais de 29 semanas. Além disso, outros métodos são mais indicados para avaliar as características neurológicas, como o método de New Ballard.

Capurro e New Ballard

Como citado antes, o Método de Capurro possui algumas limitações. Por isso, existe o método de New Ballard, que é uma alternativa mais indicada para fazer a classificação de recém-nascidos prematuros. O método New Ballard avalia um maior número de características neurológicas, enquanto que o Capurro se concentra nas características somáticas.

Como o Método Capurro pode aparecer na sua prova?

  1. (UNIRIO 2016) Gestante, com síndrome HELLP, tem indicação de interrupção da gestação. A idade gestacional (IG) de acordo com a data da última menstruação é de 20 semanas; de acordo com ultrassonografia de seis semanas é de 28 semanas; de acordo com USG do dia do parto é de 24 semanas. Nesse caso, para determinação de conduta na sala de parto, o pediatra deve considerar a IG estimada pela 

a) data da última menstruação. 
b) ultrassonografia do dia do parto. 
c) estimativa através do método New Ballard. 
d) ultrassonografia de seis semanas. 
e) estimativa através do método Capurro Somático. 

  1. (UFG 2014)O melhor método clínico para avaliação da idade gestacional de um recém-nascido termo asfixiado, no período pós natal, é: 

(A) Capurro somático neurológico. 
(B) Capurro somático. 
(C) Capurro neurológico. 
(D) New Ballard. 

  1. (HMTJ 2019) São avaliações do Método Capurro, EXCETO:

a) Textura da pele. 
b) Ângulo cervicotorácico. 
c) Retração do braço. 
d) Manobra do xale.

Respostas:

  1. D 02.B 03.C

Gostou do conteúdo que o Estratégia MED separou para você? Então acompanhe as nossas redes sociais e confira em nosso site o Banco de Questões EMED

Curso Extensivo de Residência Médica

Curso Extensivo Residência Médica

Por: Pedro Miranda

Você também pode se interessar por:

Você pode gostar também