O estetoscópio clássico é uma ferramenta para a ausculta utilizada durante o exame físico no paciente. É fundamental em quase todas as especialidades e pode orientar condutas salvadoras de vida em contextos de emergência. Veremos agora os conceitos básicos sobre este instrumento.
Estrutura do estetoscópio
O estetoscópio é formado por um cilindro fechado que transmite as ondas sonoras de sua fonte e ao longo de sua coluna até o ouvido. Os componentes básicos incluem dois fones de ouvido (olivas) adaptados para o canal auditivo do examinador, conectados a tubos de borracha e uma porção distal, que entra em contato com o paciente, composta pela diafragma ( disco de plástico) e/ou uma campânula (corpo oco).
#Ponto importante: O diafragma acentua os sons de alta frequência (agudos), enquanto a campânula transmite sons de baixa frequência (graves).
Navegue pelo conteúdo
Tipos de estetoscópio
Atualmente, estão disponíveis para comercialização principalmente estetoscópios acústicos (tradicionais) e os eletrônicos. Não há evidências sobre superioridade na acurácia de dispositivos eletrônicos sobre os acústicos tradicionais, mas são robustamente mais caros.
Os dispositivos auscultatórios eletrônicos utilizam processamento de sinal digital baseado em sensor acústico avançado e, a depender da tecnologia disposta neles, possibilita ampliação do volume, frequência e aprimoramento dos sons auscultados, até mesmo gravação dos sons e transmissão para outros dispositivos.
Sistemas avaliados pelo estetoscópio
- Pulmonar: avalia a presença ou ausência de som pulmonar, respiração e sons adventícios, como estertores finos e grossos, sibilos, roncos e estridores.
- Cardíaco: Avalia presença, ritmicidade, volume e frequência das bulhas cardíacas e bulhas acessórias, além de avaliar se há sopros ou atrito pericárdico.
- Cardiovascular: Ausculta de sons de Korotkoff durante avaliação da pressão arterial e presença de sopros arteriais.
- Abdome: Avalia a presença ou ausência de ruídos hidroaéreos, sopros em aorta abdominal ou artérias renais.
Sons de baixa frequência
O tons de baixa frequência auscultados pela campanula no estetoscópio são graves, como roncos e estertores pulmonares, os sons de fechamento das válvulas mitral e tricúspide (B1), estalos de abertura, sons de fechamento das válvulas aórtica e pulmonar (B2).
Sons de alta frequência
São sons agudos, como sibilos pulmonares. No coração, incluem a terceira bulha (B3) que pode ser fisiológica ou patológica, associada ao enchimento ventricular precoce, e a quarta bulha (B4), associada à sístole atrial no final da diástole.
Veja também:
- Resumo de sopros cardíacos: tipos, causas e mais!
- Resumo de fibrilação atrial e o flutter atrial
- Pulmão: anatomia, função e muito mais
Referências bibliográficas:
- Auscultation of heart sounds. Uptodate.
- Seidel’s Guide to Physical Examination, Chapter 3, 32-51. Disponível em https://www.clinicalkey.com/#!/browse/book/3-s2.0-C20160009889
- Welsby PD , Parry G , Smith D. O estetoscópio: algumas investigações preliminares. Revista Médica de Pós-Graduação 2003; 79: 695-698. https://pmj.bmj.com/content/79/938/695.citation-tools
- Crédito da imagem em destaque: Pexels