Revalida

Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Ensino Superior Estrangeira, ou apenas Revalida, é um processo seletivo organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o objetivo de avaliar se os candidatos estrangeiros ou brasileiros que tenham se graduado em medicina fora do Brasil estão aptos para exercer a profissão no país.

O Revalida Inep foi criado em 2011 em uma ação conjunta dos ministérios da Educação e da Saúde, a fim de agilizar o processo de revalidação. Até o ano de 2017 foram realizadas sete edições, cada uma com maior número de inscritos. 

O processo seletivo só foi retomado em 2020, sendo chamado de novo Revalida, já que além do Inep, a Secretaria de Educação Superior (SESu) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) tornaram-se os responsáveis pela administração do exame.

Outra novidade,  estabelecida em 18 de dezembro de 2019 pela Lei n.º 13.959, é a realização de dois Revalidas por ano
Para participar do processo seletivo os candidatos devem:

  • Ser brasileiro(a) ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil;
  • Enviar imagens do diploma, como solicitado pelo sistema de inscrição;
  • Ter registro no CPF emitido pela Receita Federal do Brasil; e 
  • Ser portador de diploma médico expedido por instituição de ensino superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo seu ministério da educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo de Apostilamento da Haia.