O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) abriu nesta segunda-feira (7) o período de inscrições da 1ª etapa da segunda edição de 2025 de seu Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Ensino Superior Estrangeira, comumente conhecido como Revalida INEP. Clique no botão abaixo para ir para a página de inscrição:
O período de inscrições para a 1ª etapa do Revalida INEP 2025.2 estará aberto de 7 a 18 de julho de 2025, até às 23h59, por meio do Sistema Revalida.
Navegue pelo conteúdo
Como se inscrever no Revalida 2025.2
Para realizar a inscrição. durante o período estipulado para tal, é necessário obter um código de identificação e senha no site do Revalida. Também é durante esse processo que o participante deve escolher a cidade onde realizará a prova.
O seu cadastro servirá para alterar os dados cadastrais, acompanhar a inscrição, consultar o local de prova, imprimir a confirmação de inscrição, além de obter os resultados individuais das provas.
O participante deve fornecer o número do CPF, nome completo e a data de nascimento. Os dados pessoais precisam coincidir com os registros na Receita Federal do Brasil para garantir a consistência das informações.
No momento da inscrição, o candidato deve também indicar um endereço de e-mail único e válido, juntamente com um número de telefone fixo ou celular válido. Além de fornecer informações sobre a Instituição de Educação Superior Estrangeira de origem do diploma médico, incluindo o ano de conclusão do curso de medicina.
A taxa de inscrição para a 1ª Etapa do Revalida 2025.2 é de R$ 410,00, devendo ser quitada até o dia 23 de julho de 2025 Portanto, não haverá prorrogação do prazo para o pagamento da taxa, e a confirmação da inscrição está condicionada ao processamento do pagamento pelo Banco do Brasil.
Requisitos para a inscrição no Revalida
- Residir no Brasil legalmente;
- Informar o CPF e o nome completo;
- Endereço de e-mail, número de telefone fixo ou celular;
- Informar os dados da Instituição de Educação Superior Estrangeira em que se graduou e o ano de conclusão do curso; e
- Diploma de graduação em Medicina ou declaração de conclusão de curso, autenticado pela autoridade consular brasileira ou Apostilamento de Haia, com reconhecimento do ministério da educação do país onde realizou o curso.
Envio do diploma
Os candidatos deverão anexar o diploma ou certificado/declaração de conclusão de curso, frente e verso, em formato PDF, PNG ou JPG somente entre 20 e 24 de outubro de 2025.
O diploma de graduação em Medicina ou a declaração de conclusão de curso devem ser autenticados pela autoridade consular brasileira ou apostilados conforme o processo de Haia, com o reconhecimento do Ministério da Educação do país onde o curso foi realizado. Se a documentação não estiver em português, inglês, francês ou espanhol, o candidato deve anexar uma tradução juramentada.
Os resultados da análise documental podem ser consultados no Sistema Revalida, disponível no site Revalida. Confira mais informações sobre o edital e o cronograma completo do Revalida 2025.2 clicando no botão abaixo!
Sobre o Revalida 2025.2
Para que o participante tenha o seu diploma em medicina revalidado no Brasil, é necessário realizar e ser aprovado nas duas etapas do exame.
A 1ª etapa do processo, antes dividida entre duas avaliações — prova objetiva e discursiva, será constituída apenas pela prova objetiva, composta por 100 questões de múltipla escolha.
AVALIAÇÃO | Nº DE QUESTÕES | NOTA MÁXIMA |
---|---|---|
Prova Objetiva (P1) | 100 questões | 100 pontos |
Já a 2ª etapa, que ainda terá seu edital divulgado, será constituída por uma prova de habilidades clínicas composta por dez estações, divididas pelas cinco grandes áreas da medicina:
- Clínica Médica;
- Cirurgia;
- Ginecologia e Obstetrícia;
- Pediatria; e
- Medicina da Família e Comunidade.
Em cada estação, os candidatos serão pontuados em até 10 pontos, totalizando 100 pontos máximos. Após aprovação nas duas etapas, o candidato deverá selecionar uma das universidades inscritas no sistema do exame e que tenha um curso de mesmo nível e área do que aquele que cursou no exterior. A universidade escolhida será responsável por validar o diploma do profissional.
Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.