Anunciado hoje (3) pela ministra Nísia Trindade por meio de suas redes sociais, o público-alvo da vacina para o Papilomavirus humano (HPV) agora passará a contar também com pessoas usuárias de PrEP (profilaxia pré-exposição) contra o HIV de 15 a 45 anos. Assim, o Ministério da Saúde irá incluir mais este público no calendário vacinal contra o HPV, sendo possível desta maneira aumentar a adesão e ampliar a cobertura vacinal.
O esquema vacinal contará com três doses para pessoas usuárias de PrEP contra o HIV de 15 a 45 anos. Saiba mais abaixo!
Navegue pelo conteúdo
Recomendação para administração da vacina
Com a inclusão do novo público-alvo, o Ministério da Saúde definiu, em nota técnina emitida em 3 de julho de 2024, como se dará a aplicação da vacina para as pessoas usuárias de PrEP (profilaxia pré-exposição) contra o HIV de 15 a 45 anos. Confira:
Não vacinados contra o HPV
Administrar 3 (três) doses: 0 – 2 – 6 meses (segunda dose dois meses após a primeira e terceira 6 meses após a primeira dose).
Vale ressaltar que a vacina HPV é contraindicada para gestantes, devendo-se, nesses casos, aguardar o puerpério para a imunização. Além disso, a vacina de HPV também é contraindicada para qualquer pessoa com alergia a algum dos componentes desse imunobiológico.
Já vacinados
Pessoas em PrEP já vacinadas com esquema completo conforme preconizados para determinadas faixas etárias ou situações especiais, não deverão ser vacinadas novamente com qualquer dose.
No caso de pessoas em PrEP previamente vacinadas, mas com esquema incompleto, deverão completar as três doses.
Confira a nota técnica completa clicando no botão abaixo:
Quem pode receber a vacina
Atualmente, a vacinação é indicada para o seguinte público:
- Meninos e meninas de 9 a 14 anos;
- Pessoas usuárias de PrEP (profilaxia pré-exposição) contra o HIV de 15 a 45 anos;
- Vítimas de abuso sexual com idade entre 15 e 45 anos (homens e mulheres) que não tenham sido vacinadas anteriormente;
- Pessoas que vivem com HIV;
- Pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PPR);
- Transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea; e
- Pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos.
Com a adoção da dose única para a vacina em abril de 2024, a nova recomendação valerá apenas para as crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Demais casos inclusos no público-alvo seguem no esquema anterior de vacinação, de duas ou três doses.
Saiba mais: Ministério da Saúde adota vacina contra HPV em dose única
Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.