Na noite de terça-feira (1º), o Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) divulgou o resultado definitivo do processo seletivo para médicos bolsistas em Medicina de Família e Comunidade do Programa Médicos pelo Brasil. O primeiro chamamento para a escolha de vagas nos municípios aderentes ao programa está previsto para o dia 4 de novembro. Confira a relação completa dos aprovados:
DICA: para localizar o seu nome na lista, baixe o arquivo no seu dispositivo e pesquise seu nome, acionando o atalho CTRL + F.
Navegue pelo conteúdo
Como foi a prova para bolsistas do Programa Médicos pelo Brasil?
Ao todo, 20.667 candidatos inscritos concorreram a uma das 2.188 vagas para o cargo de Médico Bolsista, que irá especializar os aprovados na especialidade de Medicina de Família e Comunidade por meio de uma carga horária de 40h semanais assistenciais + 20h formativas, com remuneração que pode chegar a R$ 22.100,00.
Confira como ficou a concorrência geral do concurso:
Inscritos totais | Vagas | Concorrência |
---|---|---|
20.667 | 2.188 | 9.44 |
O concurso possui apenas uma fase classificatória e eliminatória, a prova objetiva, composta por 50 questões de múltipla escolha e foi aplicada na modalidade online no dia 16 de outubro de 2022, das 14h às 17h30. A pontuação máxima na prova é de 100 pontos, sendo 40 pontos o mínimo exigido para que o candidato seja classificado na escolha de vagas.
Chamamento para as vagas
O primeiro chamamento dos médicos bolsistas do PMpB está previsto para o dia 4 de novembro, quando o IADES disponibilizará o link de acesso ao sistema de escolha de municípios de lotação dos classificados.
A lista de municípios que aderiram ao programa foi publicada no dia 19 de setembro, mas a relação definitiva de vagas por município será disponibilizada apenas na ocasião de escolha de vagas. Segundo informações extraoficiais, os candidatos convocados deverão apresentar a documentação comprobatória no período entre 5 e 9 de novembro. Enquanto a apresentação presencial dos profissionais ao município escolhido deve ocorrer entre os dias 18 e 24 de novembro.
Assim que aprovado e devidamente alocado, o médico inicia o estágio em MFC previsto para o 4º dia útil após a confirmação do seu gestor. O estágio em Medicina de Família e Comunidade tem duração prevista de 2 anos e, ao término deste período, o profissional deverá realizar a prova de título da SBMFC (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade). Caso aprovado, o médico receberá o título de especialista em MFC e poderá ser efetivados pela ADAPS, contratado como CLT no estabelecimento de saúde em que se encontra.
Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED!