Você sabia que a especialidade de Medicina Intensiva surgiu em meados do século XX, sendo assim considerada uma das mais novas no mercado? Atualmente, apenas 8.091 profissionais são especialistas na área, o que representa 1,6% dos especialistas do Brasil. Se o seu sonho é justamente prestar cuidados intensos em pacientes com diagnósticos mais delicados, confira quais foram os programas de residência médica mais buscados nessa especialidade!
Continue no texto e saiba quais foram as 10 residências mais concorridas de Medicina Intensiva no último ano.
Navegue pelo conteúdo
Residência em Medicina Intensiva
A Medicina Intensiva é uma especialidade médica desenvolvida com o intuito de formar médicos capazes de trabalhar na Unidade de Terapia Intensiva, conhecida como UTI. O Intensivista é responsável por supervisionar os pacientes em estado grave e que dependem de um profissional para examinar o caso com mais cuidado. O profissional também deve liderar os cuidados das UTIs.
Em 2021, a Medicina Intensiva foi aprovada como uma competência de Acesso Direto, sendo necessários 3 anos de residência na área, que podem ser realizados logo após a graduação em medicina, sem a necessidade de Pré-Requisito.
Lembrando que, anteriormente, a Residência Médica de Medicina Intensiva possuía duração de 2 anos e tinha como pré–requisito as especialidades de Cirurgia geral, Clínica médica, Anestesiologia, Pediatria, Infectologia ou Neurologia.
Saiba mais sobre a profissão: Residência Médica em Medicina Intensiva: rotina, remuneração, estudos e mais!
As 10+ concorridas em Medicina Intensiva
Abaixo, você vai conferir a lista das 10 provas/programas de residência médica em que a especialidade de Medicina Intensiva ficou com as maiores relações candidato/vaga do Brasil, ou seja, onde a residência de Medicina Intensiva foi mais concorrida.
Usando os dados dos processos de 2022/2023, a seleção abrange as concorrências oficiais divulgadas pelas bancas e seleções no último ano, bem como as relações exclusivas elaboradas pelo Estratégia MED, sempre se baseando nos documentos oficiais das instituições. Essa relação é elaborada a partir do número de inscritos que um dado programa recebe, dividido pelo número de vagas ofertadas pela instituição. Assim, descobre-se a relação candidato/vaga: quantos candidatos estão disputando por cada vaga no processo.
1. Hospital Sírio-Libanês
O programa de residência mais concorrido de 2023 para Medicina Intensiva foi o do Hospital Sírio-Libanês, com 26 candidatos por vaga. Ao todo, 156 pessoas se inscreveram para 6 vagas ofertadas pelo hospital em edital.
Em 2023, o processo seletivo para entrada no Hospital Sírio-Libanês contou com duas fases: a prova objetiva e análise curricular. Para o programa de Medicina Intensiva, a prova contou com 100 questões de múltipla escolha, divididas entre os assuntos das cinco grandes áreas de medicina. A nota de corte para aprovação em Medicina Intensiva foi de 770.00 pontos.
Confira mais sobre o Sírio-Libanês e sua prova: Hospital Sírio-Libanês 2023: edital para residência médica, vagas e mais!
2. AMRIGS – Hospital Moinhos de Vento
O segundo programa de residência mais concorrido na especialidade de Medicina Intensiva em 2023 foi o ofertado pelo Hospital Moinhos de Vento (HMV), em Porto Alegre (RS). Foram 22,5 candidatos por vaga, sendo que 45 pessoas se inscreveram para apenas 2 vagas ofertadas.
A seleção para ingresso no programa foi a da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), composta por 100 questões de múltipla escolha, no modelo ABCD. Apenas a 1ª etapa, prova objetiva, é realizada sob responsabilidade da AMRIGS. A nota de corte para classificação fixou-se em 64 pontos.
Saiba mais sobre a seleção: Residência Médica AMRIGS: inscrições, edital 2022/2023, vagas e mais!
3. AMRIGS – Hospital Mãe de Deus e Hospital Santa Catarina de Blumenau
Com uma concorrência de 17 candidatos por vaga, tanto o Hospital Mãe de Deus quanto o Hospital Santa Catarina de Blumenau ocupam a 3ª colocação na relação de programas mais concorridos para Medicina Intensiva. Os dois programas foram ofertados através do processo seletivo unificado da AMRIGS.
4. HIAE
O Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) contava com 4 vagas para o ano de 2023 e obteve a inscrição de 66 candidatos, resultando em uma relação candidato/vaga de 16,5.
Responsável pelo seu próprio processo seletivo, o HIAE avaliou os candidatos através de duas fases. A primeira, composta por uma prova objetiva com 75 questões e a segunda, com avaliação prática e entrevista. A nota de corte para aprovação em Medicina Intensiva foi de 81.80 pontos.
Para saber tudo sobre o Processo Seletivo: Residência Médica Hospital Israelita Albert Einstein 2023: inscrições, edital, vagas e mais!
5. AMP – Hospital Vita e AMRIGS – Hospital Santo Antônio Blumenau
Em 5º lugar, com uma concorrência de 16 candidatos por vaga, estão empatados os programas de Medicina Intensiva do Hospital Vita, em Curitiba (PR), e do Hospital Santo Antônio Blumenau, em Santa Catarina.
O processo seletivo para ingresso na residência médica do Hospital Santo Antônio Blumenau acontece através da AMRIGS. Já a seleção do Hospital Vita é gerida pela Associação Médica do Paraná (AMP), em que os candidatos são avaliados por meio de uma prova objetiva composta por 100 questões de múltipla escolha sob responsabilidade da AMP e avaliação curricular de responsabilidade da própria instituição.
Para saber tudo sobre o Processo Seletivo: Residência Médica Associação Médica do Paraná (AMP): inscrições, edital, vagas e mais!
6. AMP – Hospital Erasto Gaertner
Com uma concorrência de 15 candidatos por vaga, o sexto programa de Medicina Intensiva mais concorrido do último ano foi o do Hospital Erasto Gaertner, ofertado pela AMP. No total, 15 candidatos concorreram a 1 vaga ofertada para a área. A nota de corte para classificação no programa na 1ª etapa foi de 62 pontos.
7. USP-SP
Com uma concorrência de 13,78 candidatos por vaga, a Universidade de São Paulo (USP-SP) ocupa a 7ª colocação na relação de programas mais concorridos para Medicina Intensiva. A instituição ofereceu 9 vagas para a especialidade e 124 candidatos se inscreveram.
Para ingressar em Medicina Intensiva, o seletivo da USP-SP envolveu duas fases: Prova Objetiva, com peso 9, e Análise Curricular, com peso 1. Na 1ª fase, os candidatos precisaram responder a 100 questões objetivas de múltipla escolha, além de realizar uma segunda prova, com 20 questões objetivas baseadas em 10 casos clínicos.
Para saber tudo sobre a seleção, acesse: Residência Médica USP-SP 2023: vagas, concorrência e mais!
8. AMRIGS – Hospital Santa Isabel Blumenau
Parar ingressar em Medicina Intensiva no Hospital Santa Isabel Blumenau, os interessados precisaram passar pelo processo seletivo unificado da AMRIGS e superar 13 candidatos para cada vaga ofertada. Ao todo, a instituição ofereceu 2 vagas para a especialidade e 26 candidatos se inscreveram. A nota de corte para classificação no programa foi de 49 pontos.
9. AMRIGS – Hospital de Amor Amazônia e Hospital do Coração
Ambos ofertados pela prova da AMRIGS, o programa de Medicina Intensiva ofertado pelo Hospital de Amor Amazônia, em Porto Velho (RO), e pelo Hospital do Coração, em Campo Grande (MS), conquistaram uma concorrorência de 12 candidatos por vaga.
10. SES-RJ, AMP – Hospital Evangélico Mackenzie, PSU-MG – Hospital Risoleta Tolentino Neves e AMRIGS – Hospital de Pronto Socorro
Um grande grupo de seleções e hospitais fecha a lista dos programas mais concorridos em Medicina Intensiva. Todos com uma concorrência de 11 candidatos por vaga, estão na 10ª posição o programa ofertado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro por meio da prova da Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ), o ofertado pelo Hospital Evangélico Mackenzie através da prova da AMP, o Hospital Risoleta Tolentino Neves – participante do Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais (PSU-MG) e o Hospital de Pronto Socorro, da AMRIGS.
Quer ser um dos próximos aprovados em Medicina Intensiva dessas excelentes instituições? Não fique para trás! Com o Estratégia MED você pode escolher a melhor maneira de estudar e garantir a sua vaga na residência médica em 2024. Você tem a chance de se preparar por meio da resolução de questões presentes em nosso Banco de Questões, que em maio de 2023 contava com quase 190 mil questões cadastradas. Vem ser coruja!
Colaboração de Ana Carolina Damasceno
Veja também:
- Residência Médica: definição, especialidades, e muito mais
- Residência Médica em Clínica Médica: rotina, remuneração, estudos e mais
- Residência Médica em Acupuntura: rotina, remuneração, estudos e mais
- Residência Médica em Medicina Esportiva: rotina, remuneração, estudos e mais
- Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia: rotina, remuneração, estudos e mais
- Residência Médica em Endoscopia: rotina, remuneração, estudos e mais
- Residência Médica em Clínica Médica: rotina, remuneração, estudos e mais
- Residência Médica em Infectologia: rotina, salário e mais
- Residência Médica em Neurologia: rotina, remuneração, estudos e mais
- 10 residências Médicas com mais vagas por especialidade
- 10 especialidades médicas menos concorridas
- Dicas para começar bem a Residência Médica