Se você está estudando para as próximas provas de residência médica e pretende ser aprovado em 2024, saiba que analisar os principais dados da sua especialidade e instituição de interesse, como concorrência e nota de corte, também é uma maneira de se preparar. Assim, ao saber as especialidades com as maiores notas de corte, você pode estudar já pensando na pontuação mínima que deve atingir ou quantos candidatos precisa desbancar no processo seletivo.
Então, para conferir quais especialidades ocupam a lista das áreas com as maiores notas de corte e se a jornada até a sua área dos sonhos será mais desafiadora, siga no texto e confira o levantamento preparado pelo Estratégia MED.
Navegue pelo conteúdo
As 10 especialidades com as maiores notas de corte
O Estratégia MED separou as especialidades médicas com as maiores notas de corte exclusivamente de Acesso Direto e nas áreas com Pré-Requisito.
O levantamento foi feito com base nas notas de corte necessárias para aprovação em 1ª chamada dos processos de seleção para Residência Médica 2022/2023. O atual levantamento foi feito analisando a média das especialidades no top 10 de maiores notas de corte de 20 dos principais processos seletivos para residência médica do Brasil. São eles:
- PSU-AL;
- UFSC;
- SUS-SP;
- SMS-RJ;
- SES-RJ;
- UFRJ;
- UFPB;
- SES-DF;
- PSU-GO;
- SES-PE;
- PUC-SP;
- FAMEMA;
- UFRN;
- Sírio-Libanês;
- UERJ;
- FAMERP;
- HIAE;
- UFES;
- SUS-BA; e
- ENARE.
Especialidades de Acesso Direto com as maiores notas de corte
Confira abaixo as especialidades de Acesso Direto que apresentam, com mais frequência, a maior nota de corte dentro das suas seleções e um exemplo de nota de corte em uma das instituições analisadas:
- Dermatologia – 921.00 no Enare;
- Neurocirurgia – 81,925 na FAMERP;
- Otorrinolaringologia – 8,1 no SUS-SP;
- Anestesiologia – 79,0 na UFSC;
- Oftalmologia – 78,8 na FAMERP;
- Psiquiatria – 77,27 no HIAE;
- Medicina de Emergência – 776.00 no ENARE;
- Radiologia e Diagnóstico por Imagem – 75,0 na UFSC;
- Cirurgia Geral – 74,0 na UFSC; e
- Clínica Médica – 74,0 na UERJ.
Atenção! As especialidades estão na ordem da com maior nota de corte para a menor na relação.
Para conferir a relação de notas de corte atualizadas também para outras instituições fora os exemplos acima mencionados, leia os textos: Notas de Corte para Residência Médica 2022/2023
Especialidades com as maiores notas de corte em Pré-Requisito
Confira abaixo as especialidades com Pré-Requisito que apresentam, com mais frequência, a maior nota de corte dentro das suas seleções e um exemplo de nota de corte em uma das instituições analisadas:
- Cirurgia de Cabeça e Pescoço – 9,2 no SUS-BA;
- Endocrinologia e Metabologia – 726.25 no Enare;
- Gastroenterologia – 55,8 no PSU-GO;
- Cirurgia Plástica – 55 na SMS-RJ;
- Urologia – 55,367 na SES-PE;
- Cirurgia Vascular – 45 na SMS-RJ;
- Coloproctologia – 49,868 na SES-PE;
- Geriatria – 54 na UFMT;
- Reumatologia – 48,0 na UERJ
- Cirurgia da Mão – 37,5 na PUC-SP.
Atenção! As especialidades estão na ordem da com a maior nota de corte para a menor na relação.
Para conferir a relação de notas de corte atualizadas também para outras instituições fora os exemplos acima mencionados, leia os textos: Notas de Corte para Residência Médica 2022/2023
Gostou de saber mais sobre as especialidades com as maiores notas de corte nos processos seletivos? No Portal de Notícias do Estratégia MED você confere muitos outros artigos e relações de dados úteis na medicina. Continue acompanhando o Portal de Notícias do Estratégia MED para mais informações sobre processos seletivos de residência médica, programa Mais Médicos e revalidação de diplomas de Medicina, além de novidades da área médica.