Psicogeriatria: o que é, atuação, residência médica e mais
Créditos: Pexels

Psicogeriatria: o que é, atuação, residência médica e mais

Há uma especialidade que dá uma atenção especializada e dedicada à saúde mental dos idosos: a Psicogeriatria. A área foca no diagnóstico, tratamento e prevenção de transtornos mentais em idosos, promovendo um envelhecimento saudável e digno. Continue lendo para entender mais sobre essa especialidade, suas áreas de atuação, a residência médica na área e muito mais! 

O que é Psicogeriatria

A Psicogeriatria é a área da Medicina que se dedica ao estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção dos transtornos mentais em idosos. Ela engloba uma compreensão aprofundada dos processos psicológicos, biológicos, epidemiológicos, culturais e sociais relacionados ao envelhecimento e suas interações com transtornos ou doenças mentais. O objetivo central da Psicogeriatria é promover a saúde mental e o bem-estar dos idosos, abordando de maneira integrada as questões específicas dessa faixa etária.

Atualmente, quem representa a especialidade é a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). 

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Áreas de atuação para o profissional

Os profissionais especializados em Psicogeriatria atuam em diversas áreas, proporcionando cuidados abrangentes e integrados aos pacientes idosos. Eles realizam avaliações psicopatológicas, cognitivas, clínicas e complementares para estabelecer diagnósticos diferenciais entre condições primárias e secundárias em Psiquiatria. Além disso, desenvolvem e implementam planos de tratamento para transtornos mentais primários e secundários em idosos, utilizando abordagens farmacológicas e não farmacológicas.

A atuação dos psicogeriatras também envolve a prevenção primária e secundária de transtornos de adaptação, luto e condições associadas à fragilidade e isolamento dos idosos. Eles trabalham em contextos ambulatoriais, em hospitais-dia, centros de atenção psicossocial e hospitais, oferecendo tratamento contínuo e especializado. É comum que os profissionais utilizem novas tecnologias e telemedicina para diagnóstico precoce, planejamento terapêutico e seguimento de pacientes, inclusive com recursos de inteligência artificial.

Outro aspecto importante é o suporte e orientação que oferecem aos familiares sobre a necessidade de interdição judicial, questões legais e elaboração de documentos médicos. Esses profissionais estão preparados para atender urgências e emergências psiquiátricas em idosos, proporcionando intervenções rápidas e eficazes.

Os psicogeriatras também podem desenvolver pesquisas em psiquiatria geriátrica, contribuindo para o avanço do conhecimento e melhoria das práticas clínicas na área

Residência Médica em Psicogeriatria

A residência médica na Área de Atuação em Psicogeriatria é um programa com duração de um ano, com acesso restrito a médicos que já concluíram a residência em Psiquiatria. Esse programa tem como foco formar psiquiatras capazes de dominar os processos psicológicos, biológicos, epidemiológicos, culturais e sociais relacionados ao envelhecimento, bem como avaliar, tratar e prevenir transtornos mentais em idosos.

Com a residência médica em Psicogeriatria, os médicos dominarão a legislação vigente pertinente à área, as características do envelhecimento, farmacologia, avaliação clínica e psicopatologia, diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, psicometria, avaliação cognitiva, uso de exames complementares, e manejo de situações de risco à integridade física e psíquica dos idosos.

Além disso, os residentes são treinados para trabalhar em equipes multidisciplinares, valorizando a interação com outros profissionais de saúde no cuidado integral aos idosos.

A formação também enfatiza a importância da ética na prática assistencial, pericial e de pesquisa, e exige que os residentes produzam um artigo científico ou apresentem um trabalho de conclusão de curso.

Confira a matriz de competência do programa de Residência Médica em Psicogeriatria no Brasil:

Ainda, após cumprir a carga horária da residência médica – padrão-ouro – ou do curso de especialização em Psicogeriatria, o profissional deve realizar o Exame para Obtenção do Certificado de Área de Atuação em Psicogeriatria, sob responsabilidade da ABP. 

Gostou de saber mais sobre a especialidade? Se você tem o sonho de ingressar na residência médica de Psicogeriatria ou em qualquer outra já em 2025, ainda há tempo! Conte com o Estratégia MED na sua preparação e escolha a melhor maneira de estudar para as provas de residência médica e tornar sua rotina mais leve.

Com o Banco de Questões do Estratégia MED você terá liberdade para estudar com um material otimizado, exclusivo e com as questões das principais bancas do país. Vem ser coruja!

BANNER_PORTAL_
Você pode gostar também