Os 10 programas de Otorrinolaringologia mais concorridos
Créditos: Pexels

Os 10 programas de Otorrinolaringologia mais concorridos

Confira agora mesmo quais foram os 10 programas de Otorrinolaringologia mais concorridos em 2023 nas provas de Residência Médica

Quer ingressar na residência médica em Otorrinolaringologia em breve? Saiba que a especialidade figura entre uma das mais concorridas atualmente, principalmente nas instituições de Minas Gerais. Ficou curioso? Siga no texto e já prepare o coração para saber quais foram as 10 seleções mais concorridas para otorrinolaringologia em 2023.

Residência em Otorrinolaringologia

A especialidade médica de Otorrinolaringologia é a responsável por tratar de patologias que acometem o nariz, os seios da face, a garganta e os ouvidos. Ou seja, ela tem a função de cuidar de três dos nossos cinco sentidos: audição, olfato e paladar.

A Otorrinolaringologia se encontra entre as especialidades de Acesso Direto, ou seja, somente é exigida a graduação em medicina para ingresso no programa, que possui duração total de 3 anos.

Saiba mais sobre a profissão: Tudo sobre Otorrinolaringologia

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

As 10+ concorridas em Otorrinolaringologia

Abaixo, você vai conferir a lista das 10 provas para residência médica em que a especialidade de Otorrinolaringologia ficou com as maiores relações candidato/vaga do Brasil, ou seja, onde a residência de Otorrinolaringologia foi mais concorrida.

Usando os dados dos processos de 2022/2023, a seleção abrange as concorrências oficiais divulgadas pelas bancas e seleções no último ano, bem como as relações exclusivas elaboradas pelo Estratégia MED, sempre se baseando nos documentos oficiais das instituições. Essa relação é elaborada a partir do número de inscritos que um dado programa recebe, dividido pelo número de vagas ofertadas pela instituição. Assim, descobre-se a relação candidato/vaga: quantos candidatos estão disputando por cada vaga no processo.

1. PSU-MG – Hospital Madre Teresa

O programa de residência mais concorrido na especialidade de Otorrinolaringologia em 2023 foi o ofertado pelo Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte (MG). Foram 136 candidatos por vaga que concorreram por meio da prova do Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais (PSU-MG). Ao todo, 136 pessoas se inscreveram para apenas 1 vaga ofertada.

O seletivo do PSU-MG envolve duas fases: Prova Objetiva, com peso 9,0 (90 pontos) e Análise Curricular, com peso 1,0 (10 pontos). Na 1ª fase, os interessados na especialidade de Otorrinolaringologia precisaram responder 75 questões de múltipla escolha.

Para saber tudo sobre a seleção, acesse: Residência Médica PSU-MG 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

2. PSU-MG – IPSEMG

O segundo programa de Otorrinolaringologia mais concorrido é o do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), que também ofertou o programa pelo Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais (PSU-MG). A instituição arrecadou 117 inscritos para apenas 1 vaga ofertada, o que corresponde a uma concorrência de 117 candidatos por vaga.

3. PSU-MG – Hospital Otorrino Center LTDA

Fechando o Top 3, na terceira colocação está o programa de Otorrinolaringologia do Hospital Otorrino Center LTDA, também ofertado por meio do Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais (PSU-MG). A instituição, localizada em Montes Claros (MG), obteve uma relação candidato/vaga de 90, sendo 90 inscritos para apenas 1 vaga disponível.

4. AMRIGS – Universidade Luterana do Brasil

Com uma concorrência de 88 candidatos por vaga, o programa de Otorrinolaringologia da Universidade Luterana do Brasil ocupa o 4º lugar entre os mais concorridos para a especialidade. No total, 88 candidatos concorreram para 1 vaga ofertada para Otorrinolaringologia.

A seleção para ingresso no programa foi a da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), composta por 100 questões de múltipla escolha, no modelo ABCD. Apenas a 1ª etapa, prova objetiva, é realizada sob responsabilidade da AMRIGS.

Saiba mais sobre a seleção: Residência Médica AMRIGS: inscrições, edital 2022/2023, vagas e mais!

5. AMRIGS – Hospital Nossa Senhora da Conceição

Novamente aparecendo na lista, a AMRIGS teve o 5º programa de Otorrinolaringologia mais concorrido do Brasil, dessa vez para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre (RS). A concorrência foi de 87 candidatos por vaga, uma vez que 87 médicos disputaram por 1 vaga ofertada.

6. PSU-MG – UFU

Com uma concorrência de 80 candidatos por vaga, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ocupa a 6ª colocação de programa de Otorrinolaringologia mais concorrido. A instituição ofereceu 1 vaga para a especialidade por meio do Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais (PSU-MG) 80 candidatos se inscreveram.

7. SMS-SP

Na sétima colocação está a prova da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP), que obteve uma relação candidato/vaga de 63 para a especialidade de Otorrinolaringologia na seleção para ingresso em 2023. Ao todo, foram contabilizados 126 inscritos para 2 vagas ofertadas.

A prova objetiva foi a primeira e única fase do processo seletivo para Residência Médica da SMS SP 2023, ela foi classificatória e eliminatória. O exame consistia em um teste com 50 questões de múltipla escolha, todas com 5 alternativas e apenas 1 correta, as questões valiam 1 ponto cada.

Entenda melhor sobre a seleção: Residência Médica SMS-SP 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

8. USP-SP

Com uma concorrência de 51,5 candidatos por vaga, a Universidade de São Paulo (USP-SP) ocupa a 8ª colocação de programa de Otorrinolaringologia mais concorrido. A instituição ofereceu 4 vagas para a especialidade e 206 candidatos se inscreveram.

Para ingressar em Otorrinolaringologia, o seletivo da USP-SP envolveu duas fases: Prova Objetiva, com peso 9 e Análise Curricular, com peso 1. Na 1ª fase, os candidatos precisaram responder a 100 questões objetivas de múltipla escolha, além de realizar uma segunda prova, com 20 questões objetivas baseadas em 10 casos clínicos.

Para saber tudo sobre a seleção, acesse: Residência Médica USP-SP 2023: vagas, concorrência e mais!

9. FELUMA – Hospital Felício Rocho

Em 9º lugar, há o programa do renomado Hospital Felício Rocho, localizado em Belo Horizonte (MG). Ofertado pela Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA), que unificou recentemente o seletivo para entrada nos programas de residência médica de sua responsabilidade, o programa de Otorrinolaringologia do Hospital Felício Rocho teve uma concorrência de 48 candidatos por vaga em 2022/2023. Ou seja, 96 candidatos se inscreveram para 2 vagas ofertadas.

Composto por duas etapas, o processo seletivo da FELUMA contou com uma prova objetiva e análise curricular, sendo a prova composta por 75 questões de múltipla escolha.

Quer saber mais sobre como foi o processo seletivo da FELUMA? Veja: Residência Médica FELUMA 2023: tudo sobre o processo seletivo!

10. PSU-MG – Hospital Bom Samaritano – Governador Valadares

O Hospital Bom Samaritano de Governador Valadares (MG) também está na lista das instituições que obtiveram as maiores concorrências para Otorrinolaringologia. No processo seletivo para ingresso dos residentes em 2023, por meio do PSU-MG, a concorrência da especialidade foi de 45,5 candidatos por vaga, sendo 91 inscritos para apenas 2 vagas ofertadas.

Quer ser um dos próximos aprovados em Otorrinolaringologia dessas excelentes instituições? Não fique para trás! Com o Estratégia MED você pode escolher a melhor maneira de estudar e garantir a sua vaga na residência médica em 2024. Você tem a chance de se preparar por meio de revisões, livros digitais, resumos, aulas em vídeo ou a partir da resolução de questões presentes em nosso Banco de Questões, que em março de 2023 contava com quase 190 mil questões cadastradas. Vem ser coruja!

Curso Extensivo Residência Médica

Você pode gostar também