Na última terça-feira (12), foi publicado no Diário Oficial da União a resolução nº 2.313, a qual exclui a exigência de comprovação de proficiência na língua portuguesa – Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) – como requisito para inscrição do profissional estrangeiro no Conselho Médico.
Navegue pelo conteúdo
Celpe-Bras
O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é um exame de certificação oficial brasileiro, que tem como objetivo atestar a proficiência do profissional médico estrangeiro.
A prova realizada semestralmente tanto no Brasil quanto no exterior, conta com uma prova escrita que avalia a compreensão oral e escrita, além da produção textual, e uma parte oral, que avalia o desempenho na compreensão e nas produções orais.
Edição 2021
A edição de 2021 teve a aplicação da prova escrita iniciada em 7 de dezembro e se estendeu até o dia 9 do mesmo mês. Tiveram 95 postos aplicadores, sendo 37 no Brasil e 58 no exterior. No total, 4.980 estrangeiros, 6.366 vagas oferecidas, tiveram a inscrição confirmada, desses, 1.548 realizam as provas no Brasil e 3.432, no exterior.
Os resultados foram divulgados no Diário Oficial, no dia 7 de março de 2022, por meio da portaria nº 65.