No dia 19 de novembro, com início a partir das 9h10, aconteceu a primeira e única etapa do Processo Seletivo Unificado do Sistema Único de Saúde do Estado da Bahia (SUS BA), um dos maiores seletivos do estado e que conta com mais de 900 vagas! Confira neste artigo o evento preparado para trazer as principais informações e análises do Estratégia MED sobre a prova.
Gabarito SUS-BA 2024
Após a aplicação da prova, os professores especialistas do Estratégia MED estiveram ao vivo em nosso canal do YouTube comandando a correção de todas as 25 situações-problema – pauta para as 75 questões aplicadas, sanando dúvidas e sinalizando possíveis detalhes que possam ajudar em recursos contra questões ou gabarito preliminar, caso necessário.
Os cadernos de questões, gabaritos preliminares e os padrões de respostas foram divulgados na noite do dia 21 de novembro, terça-feira. Confira:
Recursos Gabarito SUS-BA 2024
Os candidatos poderão interpor recursos do dia 21 ao dia 23 de novembro de 2023, após prorrogação do prazo. Os recursos deverão ser realizados na área individual do participante e devem seguir as recomendações contidas em edital, como:
- Apresentar argumentação lógica e consistente;
- Ser redigido em linguagem clara e objetiva;
- Apresentar citação completa da fonte utilizada para fundamentação da argumentação; e
- Conter, no máximo, 400 caracteres.
E para ajudar os candidatos a elaborarem os recursos, os professores especialistas do Estratégia MED prepararão modelos, com a argumentação e referência bibliográfica de cada questão passível de questionamento da prova aplicada para as especialidades de Acesso Direto. Fique de olho nesta página do Portal e no nosso Telegram!
A divulgação do gabarito definitivo ocorreu no dia 23 de janeiro de 2024 no site oficial da seleção, o resultado preliminar é previsto para o mesmo dia. Já o resultado final, com o nome de todos os aprovados, sairá em 7 de fevereiro de 2024.
Como foi a prova objetiva do SUS-BA 2024?
Para concorrer a uma das mais de 900 vagas distribuídas para programas de Residência Médica, os candidatos precisaram passar pela prova objetiva, única fase e que possui caráter classificatório e eliminatório.
A prova foi composta de 25 questões situações-problema, com 3 questões cada. Dessas, 15 situações-problema embasaram questões objetivas de múltipla escolha e 10 situações-problema contaram com questões dissertativas-objetivas de resposta curta. A prova teve 75 questões no total, sendo 45 objetivas e 30 dissertativa, e duração de quatro horas.
Os conteúdos abordados nas questões seguiram, proporcionalmente, as áreas médicas de:
- Clínica Médica;
- Cirurgia Geral;
- Ginecologia e Obstetrícia;
- Pediatria; e
- Medicina Preventiva e Social (Saúde Coletiva e Medicina da Família e Comunidade).
Cada questão objetivas de múltipla escolha tem um valor mínimo de 0,2 e valor máximo de 0,6, ou seja, o total de 1,0 ponto por Situação-Problema. Já as questões objetivas de resposta curta têm um valor mínimo de 0,3 e valor máximo de 0,9, totalizando 1,5 ponto por Situação Problema.
A nota final do candidato será a soma dos pontos das questões respondidas corretamente, sendo 30,0 a nota máxima.
Quer saber mais sobre o processo seletivo do SUS-BA? Então confira: Residência Médica SUS-BA: inscrições, edital 2024, vagas e mais!