As 10 residências mais concorridas para Neurocirurgia
Créditos: Shutterstock

As 10 residências mais concorridas para Neurocirurgia

Confira agora mesmo quais foram os 10 programas de Neurocirurgia mais concorridos em 2023 nas provas de Residência Médica

Geralmente com poucas vagas ofertadas nos processos seletivos de residência médica, a Neurocirurgia possui apenas 4.145 especialistas registrados no Brasil e chama atenção dos estudantes de medicina pela complexidade e remuneração da área. Se você quer agregar a este quadro de profissionais em breve e busca realizar residência médica na área em 2024, não perca este conteúdo!

Quer saber quais foram os programas mais concorridos para essa especialidade nas principais provas de 2023? Continue no texto e confira quais foram as 10 residências mais concorridas de Neurocirurgia no último ano.

Residência em Neurocirurgia

A Neurocirurgia é uma especialidade cirúrgica da medicina que se dedica a pesquisar, diagnosticar e tratar, principalmente por intervenção cirúrgica, doenças que acometem o Sistema Nervoso e, por consequência o corpo humano inteiro.

Para se tornar um Neurocirurgião, o profissional deve realizar a Residência Médica em Neurocirurgia, que é uma especialidade médica de acesso direto – não necessita de residência anterior – e possui duração de 5 anos.

Saiba mais sobre a profissão: Residência Médica em Neurocirurgia: rotina, remuneração, estudos e mais!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

As 10+ concorridas em Neurocirurgia

Abaixo, você vai conferir a lista das 10 provas/programas de residência médica em que a especialidade de Neurocirurgia ficou com as maiores relações candidato/vaga do Brasil, ou seja, onde a residência de Neurocirurgia foi mais concorrida.

Usando os dados dos processos de 2022/2023, a seleção abrange as concorrências oficiais divulgadas pelas bancas e seleções no último ano, bem como as relações exclusivas elaboradas pelo Estratégia MED, sempre se baseando nos documentos oficiais das instituições. Essa relação é elaborada a partir do número de inscritos que um dado programa recebe, dividido pelo número de vagas ofertadas pela instituição. Assim, descobre-se a relação candidato/vaga: quantos candidatos estão disputando por cada vaga no processo.

1. IAMSPE

Com uma concorrência de 99 candidatos por vaga, o programa de Neurocirugia mais concorrido do último ano foi o do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE). No total, 99 candidatos concorreram a 1 vaga ofertada para a área.

O processo seletivo para ingresso no programa foi composto por uma prova objetiva, além de prova prática, análise curricular e entrevista. A nota de corte para Neurocirurgia foi a maior da selação: 8,25 de 10 pontos. Apenas quem atingisse a nota mínima pré-estabelecida teria a 2ª fase corrigida e seguiria no processo seletivo.

Confira mais: Residência Médica IAMSPE 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

2. USP-SP

Com uma concorrência de 67,33 candidatos por vaga, a Universidade de São Paulo (USP-SP) ocupa a 2ª colocação na relação de programas mais concorridos para Neurocirurgia. A instituição ofereceu 3 vagas para a especialidade e 202 candidatos se inscreveram.

Para ingressar em Neurocirurgia, o seletivo da USP-SP envolveu duas fases: Prova Objetiva, com peso 9 e Análise Curricular, com peso 1. Na 1ª fase, os candidatos precisaram responder a 100 questões objetivas de múltipla escolha, além de realizar uma segunda prova, com 20 questões objetivas baseadas em 10 casos clínicos.

Para saber tudo sobre a seleção, acesse: Residência Médica USP-SP 2023: vagas, concorrência e mais!

3. UNIFESP

Na terceira colocação está a prova da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que obteve uma relação candidato/vaga de 62 para a especialidade de Neurocirurgia na seleção para ingresso em 2023. Ao todo, foram contabilizados 123 inscritos para 2 vagas ofertadas.

O processo seletivo para Residência Médica da UNIFESP 2023 contou com uma prova objetiva, prova prática e entrevista. A primeira etapa, exame objetivo, consistia em um teste com 100 questões de múltipla escolha.

Entenda melhor sobre a seleção: Residência Médica UNIFESP: tudo sobre o processo seletivo!

4. UFRJ

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ocupa a 4ª posição com seu programa de Neurocirurgia, que logrou a concorrência de 61 candidatos por vaga no último ano. Para a especialidade, a UFRJ ofereceu 1 vaga, que foi disputada por 61 candidatos.

Para ingressar em Neurocirurgia, o seletivo da UFRJ conta com apenas uma Prova Objetiva de conhecimentos médicos gerais composta por 100 questões de múltipla escolha e aplicada no período de 3h30. A nota de corte para aprovação em Neurocirurgia na UFRJ ficou em 8,14 de 10,0, nota máxima.

Para saber tudo sobre o processo seletivo: Residência Médica UFRJ 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

5. PSU-MG – Hospital UNIMED BH (unidade Contorno)

programa de residência em Neurocirurgia ofertado pelo Hospital UNIMED BH (unidade Contorno), em Belo Horizonte (MG) também figura entre os mais concorridos da especialidade. Foram 52 candidatos por vaga que concorreram por meio da prova do Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais (PSU-MG). Ao todo, 52 pessoas se inscreveram para apenas 1 vaga ofertada.

O seletivo do PSU-MG envolve duas fases: Prova Objetiva, com peso 9,0 (90 pontos) e Análise Curricular, com peso 1,0 (10 pontos). Na 1ª fase, os interessados na especialidade de Neurocirurgia precisaram responder 75 questões de múltipla escolha. A nota de corte para aprovação no programa de Neurocirurgia ofertado pelo Hospital UNIMED BH (unidade Contorno) foi de 76,4 pontos.

Para saber tudo sobre a seleção, acesse: Residência Médica PSU-MG 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

6. Unicamp

Parar ingressar em Neurocirurgia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os interessados precisaram superar 49,67 candidatos para cada vaga ofertada. Ao todo, a Unicamp ofereceu 3 vagas para a especialidade e 149 candidatos se inscreveram.

O processo seletivo foi composto por duas etapas. A primeira era formada por uma prova objetivacontendo 80 questões de múltipla escolha com peso 35 e pontuação máxima de 10, além de uma prova dissertativa, realizada no mesmo dia, que teve peso 55, contendo 60 questões de respostas curtas acerca das cinco áreas básicas. A 2ª fase foi composta pela análise do curriculum vitae.

nota de corte de Neurocirurgia foi de 7,88 pontos e apenas candidatos com nota igual ou superior foram classificados para a 2ª etapa.

Confira tudo sobre o processo seletivo: Residência Médica Unicamp 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

7. PSU-MG – Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais/Hospital Evangélico de Belo Horizonte

Na sétima colocação está o programa do Hospital Evangélico de Belo Horizonte, da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais. O programa de Neurocirurgia também é ofertado pelo PSU-MG e obteve uma relação candidato/vaga de 48 na seleção com ingresso em 2023. Ao todo, foram contabilizados 48 inscritos para 1 vaga ofertada. Ja a nota de corte fixou-se em 73,6 pontos.

8. PSU-MG – UFU e Hospital Socor

Com uma concorrência de 47 candidatos por vaga, sendo 47 inscritos e 1 vaga ofertada, os programas de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Hospital Socor, em Belo Horizonte ocupam a 8ª colocação na relação de programas mais concorridos para a área. Ambas as vagas são ofertadas por intermédio do PSU-MG.

A nota de corte para aprovação na UFU nesta especialidade foi 74,3 pontos. No Hospital Socor, foi necessária a obtenção de 76,2 pontos.

9. PSU-MG – UFTM (Uberaba)

Na nona colocação está o programa da Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM), localizada em Uberaba. Este programa foi ofertado pelo PSU-MG e obteve uma relação candidato/vaga de 46 na seleção com ingresso em 2023. Ao todo, foram contabilizados 46 inscritos para 1 vaga ofertada. A nota de corte para aprovação foi de 75,9 pontos.

10. PSU-MG – HGIP (IPSEMG)

Para ingressar em Neurocirurgia no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), os interessados precisaram encarar a concorrência de 45 candidatos para cada vaga ofertada. Ao todo, o HGIP ofertou 1 vaga para a especialidade por meio do PSU-MG 45 candidatos se inscreveram.

A nota de corte para lograr aprovação no programa foi de 73,6 pontos.

Quer ser um dos próximos aprovados em Neurocirurgia dessas excelentes instituições? Não fique para trás! Com o Estratégia MED você pode escolher a melhor maneira de estudar e garantir a sua vaga na residência médica em 2024. Você tem a chance de se preparar por meio da resolução de questões presentes em nosso Banco de Questões, que em abril de 2023 contava com quase 190 mil questões cadastradas. Vem ser coruja!

Banco de questões Medicina

Veja também:

Você pode gostar também