Consolidado como um dos maiores processos seletivos de residência do país, o Exame Nacional de Residência – ENARE foi criado com o objetivo de otimizar a seleção de residentes, melhorando a experiência de instituições e candidatos ao unificar os exames e procedimentos de avaliação e candidatura.
Por contar com a participação de instituições de todo o país, o ENARE permite que os candidatos concorram a vagas de qualquer região brasileira, independente de suas condições, como localização geográfica ou limitação financeira. Com isso, desde sua criação em 2019 pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a espera por novas edições e concorrência vem crescendo, assim como a participação de novas instituições e aumento de vagas.
Confira abaixo a retrospectiva da edição de 2023 do Exame Nacional de Residência que preparamos e como o Estratégia MED esteve presente em toda a edição.
Navegue pelo conteúdo
Como foi a edição Enare 2023
Com o sucesso indiscutível da edição anterior do exame, o edital do Enare para ingresso na residência médica no ano de 2023 foi facilmente um dos mais aguardados do último ano. Divulgado na noite do dia 23 de agosto de 2022, após alguns dias de atraso do cronograma previsto, o edital foi lançado com todas as informações sobre a seleção deste ano, desde o cronograma à oferta de vagas, instituições participantes e critérios de seleção.
A edição 2023 do Enare contou com o aumento significativo de 33% nas inscrições efetivadas em relação ao ano anterior. Durante os dias 12 de setembro e 3 de outubro de 2022, 27.756 candidatos se inscreveram para concorrer a uma das 2.761 vagas ofertadas entre especialidades de Acesso Direto, Pré-Requisito, Áreas de Atuação e Anos Adicionais distribuídas por 77 instituições participantes.
Vale ressaltar a participação de grandes Hospitais Universitários como o da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com 229 vagas disponíveis, Universidade Federal de Pernambuco com 117 vagas e do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, grande dúvida entre os interessados antes da divulgação, surpreendidos com 200 vagas ofertadas.
Para garantir a aprovação e sair na frente da concorrência, os candidatos foram avaliados em duas etapas: a primeira delas contou com uma prova objetiva aplicada no dia 6 de novembro de 2022 em mais de 50 municípios brasileiros. Para as especialidades de Acesso Direto, a prova contou com quatro versões, compostas por 100 questões de múltipla escolha, distribuídas igualmente entre as grandes áreas da medicina: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social.
Já para as especialidades com Pré-Requisito, a prova contou com 80 questões relativas ao conteúdo presente nas matrizes dos programas de residência exigidos como pré-requisito.
Com a divulgação dos gabaritos preliminares no mesmo dia de aplicação das provas, os candidatos tiveram até às 23h59 do dia 8 de novembro para interpor recursos contra os gabaritos e cadernos de questões. Logo em seguida, no dia 5 de dezembro, foi divulgado o resultado preliminar da 1ª etapa que também contou com prazo para recursos até o dia 7 do mesmo mês.
Após recursos interpostos e analisados, o resultado definitivo da etapa e os gabaritos definitivos das provas foram publicados no dia 19 de dezembro de 2022. O gabarito das provas de Acesso Direto sofreram duas alterações de respostas e 6 questões foram anuladas.
Junto a essa divulgação, também foi publicado o resultado preliminar da 2ª etapa, composta pela análise dos currículos enviados durante os dias 15 de setembro e 5 de outubro de 2022. Este resultado também recebeu recursos entre os dias 20 e 21 de dezembro.
A nota final dos candidatos, divulgada no dia 28 de dezembro, foi definida pela seguinte fórmula:
Nota final (NF) = (Nota da 1ª Etapa x 9) + (Nota da 2ª Etapa x 1) + (Pontuação Adicional do item 7 do edital).
E seguindo o modelo de classificação final de grandes seleções como Enem e Sisu, os candidatos utilizaram a pontuação alcançada na especialidade definida no ato de inscrição para escolher, dentre as instituições participantes, onde desejavam realizar a Residência Médica. A primeira oportunidade de escolha de vagas que aconteceria entre os dias 23 e 27 de janeiro foi prorrogada até o dia 30 de janeiro e a primeira classificação por instituição foi divulgada no dia seguinte, 31.
Essa pequena prorrogação se deu por um mandado de segurança, causando o atraso na escolha de vagas para os candidatos aprovados em Otorrinolaringologia. No dia 27 de janeiro a Ebserh, por meio do Instituto AOCP, publicou por meio de edital a suspensão do programa para a edição 2022/2023 devido ao Mandado de Segurança impetrado por candidatos que solicitavam a bonificação de 10% na nota devido à participação em programas, como PROVAB e O Brasil Conta Comigo.
Foi alegado que a ausência de informação sobre o aceite ou a recusa da bonificação no edital compromete a isonomia da seleção, porém, como mandados de segurança tem tramitação mais rápida, a situação logo foi resolvida e, no dia 7 de fevereiro, foi anunciada a retomada do programa com um novo cronograma de escolha de vagas para estes candidatos.
Após duas oportunidades de escolha, os candidatos não selecionados tiveram algumas opções para a tentativa de garantir uma vaga:
- Participar do cadastro de reservas da instituição escolhida na 2ª oportunidade; ou
- Participar normalmente da 3ª oportunidade de escolha de vagas (para vagas não preenchidas) e participar do cadastro de reserva desta nova instituição escolhida, caso não se classifique dentro do número de vagas ociosas; ou
- Alterar a especialidade escolhida no momento da inscrição para se candidatar normalmente na 3ª oportunidade de escolha às vagas não preenchidas na 2ª oportunidade e participar do cadastro de reserva da nova instituição escolhida e na nova especialidade, caso não se classifique dentro do número de vagas ociosas; ou
- Participar da lista de espera nacional na especialidade escolhida na inscrição ou alterada.
As atividades nos programas ofertados por todas as instituições participantes terão início a partir do dia 1º de março de 2023.
Estratégia MED no Enare 2023
Pensando na procura dos atuais e futuros alunos por um preparo de qualidade para o Enare, o Estratégia MED vem aprimorando o conteúdo de seu catálogo para o melhor resultado e a garantia de uma futura aprovação.
Desde conteúdo gratuito em nossos canais oficiais como YouTube com aulas sobre temas recorrentes e revisões, contamos com um acervo incrível para quem deseja fazer parte do time de aprovados na edição para 2024.
Em 2023, 154 alunos garantiram suas vagas na primeira oportunidade de escolha. Dentre estes, 122 estavam presentes nas melhores colocações e isso foi possível pelo empenho e estudo do material preparado e direcionado ao próprio Enare.
E engana-se quem acha que apenas a preparação para a prova importa. Nossos professores especialistas estiveram ao vivo, no mesmo dia de aplicação da prova, comandando a correção de todas as 100 questões da prova de Acesso Direto. Nessa correção, além de comentários sobre o conteúdo cobrado, foi possível sanar dúvidas, sinalizar detalhes que podiam ajudar em possíveis recursos contra as questões ou o gabarito preliminar e ajudar na elaboração destes, com modelos seguindo as recomendações presentes em edital.
Aprovados no ENARE 2023
Nosso time de aprovados comprova que para garantir a aprovação é necessário encontrar o melhor conteúdo e uma maneira eficaz de conciliar os estudos com a rotina. Tudo isso para não te fazer perder o interesse e desistir, além de te ajudar a se tornar um profissional ainda mais preparado para o mercado. Confira alguns de nossos destaques no Enare 2023:
Bruno de Oliveira Calvo
1º Lugar em Pediatria – Classificação Geral do Enare
Utilizou: Mentoria Padrão-Ouro, Curso Extensivo Residência Médica e Sprints.
Tive a oportunidade de estudar com esses professores incríveis desde o começo de 2021, quando entrei no internato. Além de uma preparação excepcional para as provas de residência, senti que estudar pelo EMED me fez evoluir muito como profissional médico. As aulas do Extensivo são bem ricas em conteúdo, fazendo com que o aluno aprenda, e não apenas decore. Só tenho a agradecer pelo aprendizado e apoio.
Daniel Meira Nóbrega de Lima
3º Classificado Geral e 1º Lugar em Anestesiologia no
Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (Enare)
Utilizou: Curso Extensivo Residência Médica e Banco de Questões EMED
Muito obrigado à equipe do Estratégia MED. É verdadeiramente incrível e inesgotável toda a riqueza e diversidade de material que o EMED oferece, permitindo que cada aluno consiga estudar conforme sua maior aptidão a cada estilo de material. Seus grandes diferenciais são o amplo Banco de Questões e o rápido suporte (pelo aplicativo) em tirar todas as dúvidas dos alunos. Parabéns e muito obrigado à equipe EMED!
Vivian Gadelha Ramos
2º Lugar em Dermatologia no
Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (Enare)
Utilizou: Banco de Questões EMED
O uso do Banco de Questões do Estratégia MED foi e está sendo decisivo nos meus estudos para concurso e residência. É o Banco de Questões mais completo que conheço, com a praticidade de encontrar questões separadas por assunto, simulados e provas na íntegra, a maioria comentada pelos maravilhosos professores do Estratégia. Eu fiz do Estratégia MED meu compromisso diário e estou começando a colher os resultados!
Fabrissio Portelinha Graffunder
1º Lugar em Oftalmologia no Hospital Universitário de Brasília (Enare)
Utilizou: Banco de Questões EMED
Sobre o Estratégia, posso dizer que foi uma fonte segura de comentários de questões e que me ajudaram a encontrar questões para treinar qualquer assunto. O filtro por banca foi essencial!
Gabriela Giannini de Sousa
3º Lugar em Ginecologia e Obstetrícia no
Hospital Universitário Gaffrée e Guinle – Unirio (Enare)
Utilizou: Sprint de Reta Final ENARE
Utilizei o material do Estratégia MED como guia para realização de questões, com várias provas antigas disponíveis para treino, o que é essencial para a preparação para as provas. Além disso, as questões e simulados elaborados no modelo ENARE também ajudaram bastante, por ser uma prova mais nova ainda sem muitas provas anteriores para serem feitas e as questões modelo prepararam muito bem para a prova deste ano!
Rômulo Almeida Nolêto
11º Lugar em Clínica Médica no
Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (Enare)
Utilizou: Curso Intensivo Residência Médica
O Estratégia Med foi fundamental na minha aprovação! Mesmo com pouco tempo para preparação, a didática incrível dos professores e as apostilas com leitura fácil e focada nos temas que mais caem nas provas facilitaram bastante para que eu conseguisse lugar entre os aprovados em Clínica Médica no HU-UFPI. Recomendo demais o EMED!
Com o Estratégia MED você pode escolher a melhor maneira de estudar e tornar sua rotina mais leve. Seja por meio de revisões, livros digitais, resumos, aulas em vídeo ou a partir da resolução de questões presentes em nosso Banco de Questões, que em janeiro de 2023 contava com mais de 180 mil cadastradas. Se você deseja fazer parte do time de aprovados na próxima edição e ingressar em 2024 em uma das instituições participantes do Enare, vem ser coruja!
Edição de Mara Rodrigues
Texto em colaboração com Erika Coelho