Se você quer apostar em uma área que está em alta e que, consequentemente, é mais disputada nos processos seletivos para residência médica ou só conferir se a jornada até a sua área dos sonhos será mais desafiadora, essa lista é para você! Saiba agora quais foram as especialidades mais concorridas nos processos seletivos mais recentes. Continue no texto e confira o levantamento preparado pelo Estratégia MED.
Navegue pelo conteúdo
As 10 especialidades mais concorridas nos processos seletivos 2024
Algumas áreas são mais disputadas pelos candidatos nos processos de residência médica e isso se confirma pelos altos números de candidatos por vaga. Assim, o levantamento foi feito pelo Estratégia MED com base na relação candidato/vaga dos processos de seleção para Residência Médica 2023/2024.
O atual levantamento foi feito analisando a média das especialidades no top 10 de mais concorridas de 24 dos principais processos seletivos para residência médica do Brasil. São eles:
ENARE | UNIFESP | SES-PE |
UEL | USP-RP | SMS-SP |
UNESP | UNICAMP | SUS-SP |
UFCSPA | UERJ | USP-SP |
UFES | SURCE | SIRIO |
SUS-BA | HIAE | IAMSPE |
PUC-SP | HCPA | SCMSP |
FAMERP | FAMEMA | CERMAM |
Ao saber se a sua especialidade dos sonhos está entre as especialidades médicas mais concorridas também pode te ajudar a se preparar melhor para as provas. Pensando nisso, o Estratégia MED trouxe a relação das 10 especialidades médicas mais concorridas nos processos seletivos. Confira abaixo.
1º lugar – Dermatologia
A Dermatologia conquistou a posição de especialidade mais concorrida nos processos seletivos para residência médica no último ano. São 11.431 especialistas registrados na especialidade, de acordo com a Demografia Médica de 2023.
A título de exemplo, a especialidade de Dermatologia alcançou 148 candidatos para cada vaga ofertada no processo seletivo do Hospital Sírio Libanês.
Como uma das áreas específicas da medicina, a Dermatologia é a especialidade que cuida de patologias que acometem a pele, os pelos, as mucosas, o cabelo e as unhas das pessoas. A especialidade agrupa toda a parte clínica, cirúrgica e também a cosmiátrica da profissão.
A Dermatologia entra nas especialidades de Acesso Direto, ou seja, aquelas que não requerem nenhum outro tipo de formação, além da graduação em medicina. A Residência tem duração total de 3 anos, um ano voltado para a formação básica em clínica médica e os outros dois direcionados à especialização.
Confira também: Os 10 programas de Dermatologia mais concorridos
2º lugar – Psiquiatria
Em segundo lugar entre as especialidades mais concorridas nos processos seletivos para residência médica está a Psiquiatria, com 13.888 profissionais registrados segundo a Demografia Médica 2023.
Para exemplificar a concorrência, a especialidade de Psiquiatria conquistou uma relação candidato/vaga de 141 no programa ofertado pelo Hospital Santa Catarina de Blumenau por meio do processo seletivo unificado da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).
A Psiquiatria é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento de Transtornos Mentais e de Comportamento. Além disso, o profissional dessa área deve realizar o atendimento, tratamento e reabilitação de diversas doenças mentais.
Para lidar corretamente com a mente humana, é necessário muito trabalho, cuidado e senso de responsabilidade, princípios aprendidos durante os 3 anos de residência médica na especialidade, que é de Acesso Direto.
Confira também: Os 10 programas de Psiquiatria mais concorridos
3º lugar – Neurocirurgia
Em terceiro lugar na relação de especialidades mais concorridas nos seletivos de residência médica está a Neurocirurgia. A área conta com 4.145 especialistas registrados no Brasil, segundo a Demografia Médica de 2023.
A especialidade logrou concorrência de 82,5 candidatos por vaga no processo seletivo do IAMSPE 2024.
A Neurocirurgia é uma especialidade cirúrgica da medicina que se dedica a pesquisar, diagnosticar e tratar, principalmente por intervenção cirúrgica, doenças que acometem o Sistema Nervoso e, por consequência, o corpo humano inteiro.
Para se tornar um Neurocirurgião, o profissional deve realizar a Residência Médica em Neurocirurgia, que é uma especialidade médica de acesso direto – não necessita de residência anterior – e possui duração de 5 anos.
Confira também: As 10 residências mais concorridas para Neurocirurgia
4º lugar – Otorrinolaringologia
A especialidade que ocupa o quarto lugar é a Otorrinolaringologia. Atualmente, são 8.100 profissionais registrados na especialidade, segundo a Demografia Médica.
O Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais (PSU-MG), por exemplo, teve 151 candidatos por vaga concorrendo à especialidade de Otorrinolaringologia em 2024 pelo Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte (MG).
A especialidade médica de Otorrinolaringologia é a responsável por tratar de patologias que acometem o nariz, os seios da face, a garganta e os ouvidos. Ou seja, ela tem a função de cuidar de três dos nossos cinco sentidos: audição, olfato e paladar.
A Otorrinolaringologia se encontra entre as especialidades de Acesso Direto, ou seja, somente é exigida a graduação em medicina para ingresso no programa, que possui duração total de 3 anos.
Confira também: Os 10 programas de Otorrinolaringologia mais concorridos
5º lugar – Cirurgia Plástica
Um clássico quando se pensa em programa de residência médica concorrido, a Cirurgia Plástica não perde o patamar e segue como uma das especialidades mais disputadas nas provas, ocupando o 5º lugar na relação das mais concorridas. Hoje, o Brasil conta com 7.833 profissionais na área, de acordo com a Demografia Médica 2023.
A Cirurgia Plástica é uma especialidade médica focada na reconstrução de alguma parte do corpo humano. É considerada uma especialidade versátil, pois o profissional pode atuar em praticamente todo o corpo por meio da Cirurgia Plástica Reparadora ou da Cirurgia Plástica Estética, ligada estritamente à auto-estima.
Para exercer a profissão de Cirurgião Plástico hoje, o profissional deve realizar a Residência Médica em Cirurgia Geral, com duração de 3 anos e, após concluí-la, o médico deve especializar-se no programa de Cirurgia Plástica, com mais 3 anos de duração. Ao final do programa, o médico deverá ser aprovado no exame de título aplicado pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).
Confira também: Os 10 programas de Cirurgia Plástica mais concorridos em 2023
6º lugar – Anestesiologia
A Anestesiologia também garante o seu lugar, sendo a sexta especialidade mais concorrida nos processos seletivos para residência médica. No Brasil, são mais de 29 mil especialistas registrados, de acordo com a Demografia Médica 2023.
A especialidade alcançou 105 candidatos por vaga na Seleção Unificada para Residência Médica no Estado do Ceará (SURCE), especificamente o programa ofertado pela Universidade Federal do Ceará, no Hospital Universitário Walter Cantídio (UFC-HUWC).
A Anestesiologia é uma das especialidades de Acesso Direto na residência médica, ou seja, seu único requisito é a graduação em medicina e o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Com duração de três anos, o programa de residência em Anestesiologia irá preparar o futuro especialista para atividades que envolvam conhecimentos médicos e técnicos, tanto para manuseio de equipamentos e materiais quanto para a realização de procedimentos como avaliação de pacientes, anestesia ambulatorial, anestesia cirúrgica, suporte ventilatório, recuperação pós-cirurgia, auxílio de dor e muito mais.
Confira também: As 10 residências de Anestesiologia mais concorridas
7º lugar – Oftalmologia
Em sétimo lugar se encontra a especialidade de Oftalmologia, que possuía 17.967 profissionais registrados em território nacional até a compilação da Demografia Médica de 2023. Por exemplo, o programa de Oftalmologia ofertado pela Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais/Hospital Evangélico de Belo Horizonte por meio do PSU-MG alcançou a concorrência de 117 candidatos por vaga.
Para garantir uma vaga em algum dos programas de residência médica em Oftalmologia no país, os únicos requisitos exigidos ao médico são a graduação em medicina e o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Confira também: As 10 residências mais concorridas em Oftalmologia
8º lugar – Cirurgia Geral
Em sétimo lugar está a Cirurgia Geral que, embora tenha 41.547 especialistas no Brasil, ainda continua alcançando altas concorrências nos processos seletivos para Residência Médica. A especialidade conseguiu 125,66 candidatos por vaga no processo seletivo do Hospital Israelita Albert Einstein com ingresso em 2024, por exemplo.
A Cirurgia Geral é uma especialidade cirúrgica de Acesso Direto com amplas possibilidades de atuação e abrange principalmente três áreas: Cirurgia Abdominal, Cirurgia do Trauma e Cirurgia Videolaparoscópica.
Durante os três anos obrigatórios de residência, o médico residente em Cirurgia Geral será preparado para atuar em atividades simples como curativos e suturas, como também com diagnósticos e tratamentos cirúrgicos de baixa, média e alta complexidade, sendo eletivos ou de emergência. Ao final de sua formação, o profissional poderá prestar a Prova de Título de Especialista ofertada pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC).
Ter a formação na residência médica desta especialidade, também possibilita o profissional a se especializar em áreas cirúrgicas mais específicas como Urologia, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Plástica, Coloproctologia, entre outras.
Confira também: As 10 residências de Cirurgia Geral mais concorridas
9º lugar – Radiologia e Diagnóstico por Imagem
A Radiologia e Diagnóstico por Imagem aparece em nono lugar na lista das especialidades mais concorridas nos processos seletivos para residência médica. Atualmente, o país conta com 14.480 médicos radiologistas, de acordo com a Demografia Médica.
Como exemplo está o programa ofertado pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição, participante de uma das maiores seleções unificadas do país, a AMRIGS, que conquistou a inscrição de 53 candidatos para a especialidade.
Confira também: As 10 residências mais concorridas em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
10º lugar – Ginecologia e Obstetrícia
A Ginecologia e Obstetrícia não está fora da lista das especialidades mais concorridas nos processos seletivos para residência médica, pois ela ocupa o 10º lugar na relação. A área está entre as quatro especialidades com o maior número de registros de especialistas, com 33.360 profissionais, segundo a última edição do Demografia Médica.
A especialidade alcançou 78,5 candidatos por vaga para o programa do Hospital Israelita Albert Einstein.
Durante os três anos obrigatórios da residência médica em Ginecologia e Obstetrícia, o médico residente se formará para atuar em dois ramos da medicina que conversam entre si.
Com a Ginecologia, o profissional será responsável por conhecer, estudar e tratar do sistema reprodutor feminino, mamas e doenças que acometem o corpo da mulher, fazendo acompanhamento e exames preventivos. Já com a gestação, parto e puerpério.
Após a residência médica, o médico também terá a opção de se subespecializar em áreas mais específicas como Mastologia, Reprodução Assistida, Medicina Fetal, Mamografia, Endoscopia Ginecológica e mais.
Confira também: As 10 residências mais concorridas em Ginecologia e Obstetrícia
Gostou de saber mais sobre as especialidades mais concorridas nos processos seletivos? No Portal de Notícias do Estratégia MED você confere muitos outros artigos e relações de dados úteis na medicina. Continue acompanhando o Portal de Notícias do Estratégia MED para mais informações sobre processos seletivos de residência médica, programa Mais Médicos e revalidação de diplomas de Medicina, além de novidades da área médica.